De acordo com este tópico do Fedora Pagure, o Fedora Workstation 41 não terá mais a sessão XOrg, pois ela será eliminada.
O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.
A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora.
Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
Agora, o Projeto Fedora está considerando abandonar a sessão XOrg (X11) por padrão, começando com o lançamento do Fedora Linux 41, previsto para ser lançado ainda este ano, para sua principal edição Fedora Linux Workstation com o desktop GNOME.
Fedora Workstation 41 não terá mais a sessão XOrg
Depois de decidir remover a sessão XOrg para seu Fedora KDE Spin começando com o próximo lançamento do Fedora Linux 40, que será fornecido com o ambiente de desktop KDE Plasma 6 mais recente, o Projeto Fedora agora quer fazer o mesmo com a edição Fedora Workstation.
O Fedora Linux se tornando apenas Wayland já está em discussão há muito tempo, mas parece que isso finalmente vai acontecer este ano, que eu sempre disse que será o ano do desktop Wayland.
A eliminação da sessão XOrg por padrão da edição Workstation foi aprovada para o Fedora Linux 41, de acordo com este tópico do Fedora Pagure.
Jens Petersen, Gerente de Engenharia de Software na Red Hat, disse que:
“O Fedora Workstation WG discutiu isso hoje e concordamos que deveríamos fazer isso para o Fedora 41, já que já é tarde demais para o F40 (Fedora Linux 40) e deveria ser tratado como uma mudança em todo o sistema de qualquer maneira.”
Como você pode imaginar, nem todos na comunidade Fedora Linux estão felizes, pois alguns usuários estão reclamando de leitores de tela e outros recursos de acessibilidade que não funcionam bem na sessão do Wayland.
No entanto, o Projeto Fedora está confiante de que esses problemas serão resolvidos antes que o Fedora Linux 41 chegue às ruas.
Embora o desenvolvimento do Fedora Linux 41 tenha começado no início de fevereiro como Rawhide, essa mudança não foi documentada adequadamente no Fedora Wiki no momento em que este artigo foi escrito.
O lançamento final do Fedora Linux 41 é esperado no início ou meados de novembro de 2024 com os ambientes de desktop GNOME 47 e KDE Plasma 6.1.
Até então, o Fedora Linux 40 será lançado no final de abril ou início de maio com a série de ambientes de desktop GNOME 46, que será lançada em breve para a edição Workstation e o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 6 para o Fedora KDE Spin.
A versão beta do Fedora Linux 40 é esperada ainda este mês. Se isso lhe interessa, fique de olho no Blog.