Fedora trocará o sistema de arquivos padrão EXT4 pelo Btrfs

Tudo indica que o Fedora trocará o sistema de arquivos padrão EXT4 pelo Btrfs em um futuro próximo. Confira os detalhes dessa mudança.

Alguns meses atrás, com o lançamento do Fedora 32 mais recente, o desenvolvimento da próxima versão estável do Fedora 33 começou.

Como o ciclo de desenvolvimento de 33 ainda está em andamento, uma nova proposta foi enviada para trazer grandes mudanças nas variantes de desktop do Fedora.

A proposta inclui a transição do sistema de arquivos padrão ext4 para o Btrfs para Workstations e Spins do Fedora nas arquiteturas x86_64 e ARM.

Fedora trocará o sistema de arquivos padrão EXT4 pelo Btrfs

Fedora trocará o sistema de arquivos padrão EXT4 pelo Btrfs
Fedora trocará o sistema de arquivos padrão EXT4 pelo Btrfs

Posteriormente, os desenvolvedores do Fedora também organizaram um dia de teste em 8 de julho de 2020, para experimentar os novos recursos do sistema de arquivos. O resultado final do teste será declarado em alguns dias.

No entanto, você pode acompanhar a página de resultados ao vivo. Se a imagem de teste com a mudança proposta passar em todos os testes, podemos esperar pelo sistema de arquivos Btrfs por padrão, a partir do próximo Fedora 33.

De acordo com o cronograma, o Fedora 33 provavelmente será lançado no mês de outubro. Seria empolgante ver o novo Fedora com o moderno sistema de arquivos Copy-on-Write (CoW), Btrfs, juntamente com outras alterações em todo o sistema.

O Btrfs certamente traz benefícios para o Fedora, resolvendo vários problemas, como falta de espaço, corrupção de dados de armazenamento, redimensionamento do sistema de arquivos e configuração complexa de armazenamento; o objetivo principal desse recurso é ser amplamente transparente para o usuário.

Além disso, o número de recursos modernos que o Btrfs suporta foi marcado como estável. Você pode conferir a lista de recursos do Btrfs com status de estabilidade nesse endereço.

Além do Fedora, poucas distribuições Linux também usam Btrfs por padrão, como openSUSE e Kaisen Linux. Como o Fedora é uma distribuição upstream e comunitária do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), podemos esperar que o RHEL adote o Btrfs, se o Fedora o aprovar.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 517

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.