Fedora poderá fornecer suporte oficial para o Raspberry Pi 4

Graças a uma nova proposta, o Fedora poderá fornecer suporte oficial para o Raspberry Pi 4. Confira os detalhes dessa novidade.

O Raspberry PI mudou o mundo da computação ao levar o poder de criar seu proprio PC para as massas, ou quase isso. Ele também inspirou inumeros projetos que usam esse mini PC como base.

Por mais popular que o Raspberry Pi 4 tenha sido desde seu lançamento em 2019, o Fedora não suportou oficialmente este computador de placa única Arm com sua distribuição Linux.

Mas agora, graças à aceleração gráfica upstream e de código aberto finalmente se unindo para o Raspberry Pi 4, com o Fedora 37, eles podem finalmente fornecer suporte “oficial” para essa popular placa de desenvolvedor de baixo custo.

Fedora poderá fornecer suporte oficial para o Raspberry Pi 4

Fedora poderá fornecer suporte oficial para o Raspberry Pi 4
O Raspberry Pi 4 funcionou com o Fedora Arm para necessidades de servidor e IoT, mas realmente não tem sido um alvo importante para o Fedora Workstation (desktop) no Raspberry Pi 4.

Pela falta de suporte a gráficos acelerados, outras funcionalidades não upstream no momento foram seu bloqueador.

Mas agora, com o kernel upstream e o Mesa se unindo para o Raspberry Pi 4 e outras melhorias upstream para lidar com esse Arm SBC de baixo custo, há uma proposta de alteração pendente do Fedora para “suportar oficialmente [o] Raspberry Pi 4”.

A esperança com esta proposta de mudança é fornecer suporte mais “oficial” para o Fedora Linux no hardware Raspberry Pi 4B/400/CM4.

O suporte ao driver gráfico de código aberto upstream deve estar em boa forma para OpenGL (ES) e Vulkan, a rede com fio está em boa forma e outras funcionalidades importantes, com exceção de WiFi e possivelmente áudio.

Para obter mais detalhes sobre esta atualização planejada de suporte ao Raspberry Pi 4 com o Fedora 37, veja a proposta de alteração do Fedora de Suporte Oficial ao Raspberry Pi 4.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.