E foi lançado o Fedora 39 com GNOME 39, kernel 6.5, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.
A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
Agora, o projeto Fedora lançou o sistema operacional Fedora 39, um grande lançamento que traz vários novos recursos, as últimas atualizações de software e as últimas tecnologias GNU/Linux.
Novidades do Fedora 39
Sim. Após vários atrasos, o Projeto Fedora lançou hoje o Fedora Linux 39 como a mais recente versão estável desta distribuição GNU/Linux patrocinada pela Red Hat para as massas, apresentando as mais recentes tecnologias e aplicativos de código aberto.
Alimentado pelo kernel Linux 6.5, a versão Fedora Linux 39 está aqui com alguns dos ambientes de desktop mais recentes para seus sabores, incluindo GNOME 45 para a edição principal do Fedora Workstation, KDE Plasma 5.27 LTS para a edição KDE Plasma, Cinnamon 5.8 para a edição Cinnamon e Budgie 10.8 para a edição Budgie.
Sob o capô de todas as edições do Fedora Linux 39, há um conjunto de ferramentas GNU atualizado que consiste em GCC 13.2, GNU Binutils 2.40, GNU C Library (Glibc) 2.38 e GDB (GNU Debugger) 13.2, bem como aplicativos padrão atualizados, incluindo o mais recente LibreOffice 7.6 série de suítes de escritório e navegador Mozilla Firefox 119.
Em relação ao sistema de gerenciamento de pacotes, a nova versão do Fedora Linux não traz o gerenciador de pacotes DNF5 atualizado, prometendo operações mais rápidas.
Ele também não vem com o tão esperado instalador Anaconda, que promete uma interface de usuário atualizada e novos recursos ao instalar o Fedora Linux.
Outras mudanças no Fedora Linux 39 incluem volumes de armazenamento gp3 mais baratos para as imagens Fedora Cloud para AWS (Amazon Web Services), a mais recente pilha gráfica Mesa 23.2.1 para gamers Linux, um prompt Bash colorido por padrão, fontes Noto para idiomas usando a escrita índica, bem como novas obras de arte, incluindo novos papéis de parede padrão claros e escuros.
As edições oficiais do Fedora Linux incluem Workstation, Server, IoT, Cloud, CoreOS, Silverblue, Kinoite, Sericea, Onyx, KDE Plasma, Xfce, Budgie, Cinnamon, LXQt, LXDE, MATE, i3, Sway, SoaS, Phosh, Astronomy, Comp Neuro , Design Suite, Games, Jam, Python Classroom, Robotics Suite, Scientific e Security Lab.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Se você já está executando fedora e quer atualizar para a versão mais recente que acabou de ser lançado, você pode fazê-lo com apenas alguns comandos, e instruções completas estão disponíveis na wiki Fedora.
Ou use esse tutorial:
Como atualizar o Fedora 38 para 39 sem complicações
E para melhorar e deixar o sistema do jeito que você quer, use esse tutorial:
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Fedora 39
Baixe e experimente o Fedora 39
O Fedora 38 está disponível para download agora no site oficial para plataformas de 64 bits (amd64) e AArch64 (arm64) e em vários sabores, incluindo Workstation (GNOME), KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3, bem como Server, IoT e ARM edições, e os numerosos pacotes do Fedora Labs.
A imagem ISO do Fedora 39 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Obviamente, esta versão é destinada a novas instalações, já que os usuários existentes do Fedora Linux 38 deverão poder atualizar suas instalações em breve usando o sistema de gerenciamento de pacotes integrado.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux