E o Fedora Kinoite, próximo Spin do Fedora, chegará junto com o Fedora 35. Conheça um pouco mais sobre essa nova opção do Fedora.
Os usuários do Linux têm muitos ambientes gráficos para escolher. Um dos mais populares é o GNOME, em parte porque é o usado pelas edições principais de duas grandes distribuições como Ubuntu e Fedora, mas em ambos os casos temos outros sabores.
Em relação a este último, uma nova notícia foi publicada recentemente: Fedora Kinoite, um novo spin imutável que chegará junto com a versão 35 do sistema operacional.
Fedora Kinoite, próximo Spin do Fedora, chegará junto com o Fedora 35
Como lemos na Wiki do projeto, o Kinoite é baseado nas mesmas tecnologias que o Fedora Silverblue usa, mas o que incluirá será o desktop KDE.
Especificamente, eles mencionam que usarão o Plasma, e eu comento isso porque o Plasma é o ambiente gráfico e a área de trabalho também seria completada com alguns aplicativos do KDE que, provavelmente, também acabariam usando o Kinoite.
“O Fedora Kinoite é um sistema operacional de desktop imutável com o desktop KDE Plasma. É baseado nas mesmas tecnologias do Fedora Silverblue (rpm-ostree, Flatpak, podman). O Fedora Kinoite está para o Fedora KDE Spin assim como o Fedora Silverblue está para o Fedora Workstation.”
Eles decidiram usar Kinoite porque quase todos os softwares KDE começam com K, porque também é um mineral azul que pode se referir a “prata” e “azul” como partes do Silverblue e a cor do logotipo do Fedora e que a palavra também significa “Há uma árvore” em japonês, que se refere à árvore “ostree”.
O Kinoite será uma realidade com o lançamento da versão 35 do sistema operacional Fedora, previsto para outubro próximo.
A empresa está atualmente desenvolvendo o Fedora 34, previsto para meados de abril, e a versão principal do qual usará GNOME 40 e GTK 4.0. Também existe uma edição KDE ou Spin disponível, mas Kinoite é um projeto mais oficial, interessante e ambicioso.