A equipe do Fedora anunciou que o Fedora CoreOS saiu da fase de preview e já está disponível. Conheça melhor essa distro e veja onde baixar.
Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
O Fedora CoreOS foi anunciado há um ano e meio com a intenção de criar um sistema operacional focado na execução de contêineres com segurança e em escala.
A primeira versão viu a luz há um ano, embora sem sair da fase de visualização que a mostrava como um produto inacabado.
Agora, meio ano após a estreia da versão de pré-visualização, a equipe do Fedora CoreOS anunciou através da Fedora Magazine que seu produto está disponível para uso geral e, portanto, não está mais na fase previa.
Fedora CoreOS saiu da fase de preview e já está disponível
Se o nome por si só não fornecer pistas suficientes, este sistema é uma edição do Fedora criada para a execução de contêineres, sendo uma fusão do Fedora Atomic Host e do CoreOS Container Linux.
De acordo com a mídia acima mencionada:
“O Fedora CoreOS combina as ferramentas de provisionamento e o modelo de atualização automática do Container Linux com a tecnologia de empacotamento, o suporte ao OCI e a segurança do SELinux do Atomic Host.”
Esta perdido? A tecnologia de contêiner é algo cujo uso é focado em negócios e ambientes de servidor, portanto dificilmente será algo difundido entre os usuários finais.
A primeira versão oficialmente utilizável do Fedora CoreOS apresenta atualizações automáticas, kernel 5.4, systemd 243, Ignition 2.1, suporte para contêineres OCI e Docker via Podman 1.7 e Moby 18.09, cgroups v1 ativado por padrão para maior compatibilidade e cgroups v2 disponível através da configuração.
Por outro lado, é distribuído em uma ampla variedade de formatos, cobrindo bare metal; QEMU; OpenStack; VMware; imagens para todas as regiões públicas do Amazon Web Services; imagens em nuvem para download para Alibaba, AWS, Azure e GCP; Além de ser inicializável ao vivo através de ISO e PXE.
O Fedora é um projeto que normalmente não oferece garantias porque é o ótimo ambiente de desenvolvimento e teste do Red Hat Enterprise Linux.
Apesar disso, a equipe do Fedora CoreOS trabalhará para minimizar possíveis falhas no sistema e oferecer ferramentas aos usuários para que eles possam lidar com o impacto de qualquer regressão.
Fedora CoreOS saiu da fase de preview – Baixe e experimente o Fedora CoreOS
A imagem ISO do Fedora CoreOS já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux