Fedora completou 15 anos! Parabéns! Vida longa ao Fedora!

E o Fedora completou 15 anos! Parabéns! Nessa importante data, conheça melhor essa distro e veja um dica de como comemorar. Vida longa ao Fedora!


Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, que é suportada pela comunidade e pela Red Hat.

Fedora completou 15 anos! Parabéns! Vida longa ao Fedora!
Fedora completou 15 anos! Parabéns! Vida longa ao Fedora!

Fedora completou 15 anos!

A distribuição comunitária da Red Hat começou há quinze anos e desde então, ela se tornou uma das distros Linux mais populares.

O Fedora é uma das melhores distribuição Linux de desktop por vários motivos. Não só é rápida e confiável, mas é constantemente atualizado com pacotes de ponta.

Para não mencionar, ele usa um dos melhores ambiente de desktop, o GNOME, por padrão. Mais importante ainda, respeita e segue a ideologia de código aberto e também é a distribuição que Linus Torvalds usa.

Mas o Fedora não ficou ótimo da noite para o dia. Demorou anos de evolução para se tornar o sistema operacional excepcional que é agora.

E neste último dia 6 de novembro celebramos o 15º aniversário da distribuição Linux! Sim, foi em 2003, quando o Fedora Core 1 foi lançado para o mundo, mudando para sempre o curso da história para melhor.

Só para relembrar, foi assim que, em 6 de novembro de 2003, foi anunciado o lançamento do Fedora Core 1:

O Projeto Fedora é um projeto de código aberto patrocinado pela Red Hat e apoiado pela comunidade que promove o rápido desenvolvimento de software open source inovador através de um esforço comunitário colaborativo. O Fedora Core 1 fornece uma plataforma Linux completa construída exclusivamente a partir de software de código aberto. Disponível sem custo, o lançamento atende às necessidades de desenvolvedores comunitários, avaliadores e outros entusiastas de tecnologia que desejam participar e acelerar o processo de desenvolvimento de tecnologia.

Como um fórum da comunidade para o desenvolvimento avançado, o Projeto Fedora fornece visibilidade início da mais recente tecnologia de código aberto e serve como um campo de testes para a tecnologia que pode, eventualmente, fazer o seu caminho para as soluções comerciais totalmente suportadas Red Hat, e vermelho Hat Enterprise Linux. A Red Hat traz recursos de desenvolvimento, direção editorial e gerenciamento para o Projeto.

Se você está se sentindo bastante nostálgico, o anúncio original está arquivado e você pode visualizá-lo aqui.

Melhor ainda, o Projeto Fedora criou uma imagem de disco virtual do Fedora Core 1 para que você possa experimentar o sistema operacional retrô com facilidade!

Você simplesmente carrega no GNOME Boxes e pronto. Que ótima maneira de comemorar o 15º aniversário, certo? Você pode baixar a imagem aqui.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.