O Projeto Fedora anunciou que o Fedora Atomic Desktops são os novos Spins do Fedora, e são parte do Project Atomic.
Anunciado há quase dez anos, o Project Atomic consiste em um conjunto de pacotes de um sistema operacional que foram reunidos com rpm-ostree para criar uma árvore de sistema de arquivos que pode ser implantada e atualizada como uma unidade atômica.
O Projeto Atomic já passou por algumas reviravoltas desde a sua criação, incluindo o Fedora Silverblue (anteriormente Fedora Atomic Workstation), o Fedora Kinoite, o Fedora Sericea e, por último, mas não menos importante, o Fedora Onyx, que apresenta o ambiente de desktop Budgie.
Agora, o Projeto Fedora anunciou uma nova família de spins do Fedora Linux chamada Fedora Atomic Desktops, que serve como um guarda-chuva para todos os spins atuais e futuros do Fedora Linux que oferecem um sistema de arquivos imutável, baseado em rpm-ostree.
Fedora Atomic Desktops são os novos Spins do Fedora
O Fedora Atomic Desktops consiste no Fedora Sim. O Fedora Atomic Desktops são os novos Spins do Fedora. Silverblue, Fedora Kinoite, Fedora Sway Atomic e Fedora Budgie Atomic.
A marca Fedora Atomic Desktops nasceu da necessidade de simplificar a forma como os futuros spins atômicos são nomeados, para tornar mais fácil para os usuários usarem esses spins imutáveis do Fedora Linux baseados em rpm-ostree e para acomodar ainda mais spins atômicos com diferentes ambientes de desktop.
Joseph Gayoso disse que:
“Não ter uma forma unificada de falar sobre os nossos spins atómicos torna mais difícil falar sobre eles. Também há confusão sobre quais aspectos dessas rodadas são compartilhados. Por exemplo, algumas pessoas podem estar procurando documentação sobre Kinoite sem perceber que um artigo sobre Silverblue também se aplica ao seu problema.”
No momento em que este artigo foi escrito, a marca Fedora Atomic Desktops consiste em quatro spins atômicos, incluindo Fedora Silverblue, Fedora Kinoite, Fedora Sway Atomic (anteriormente Fedora Sericea) e Fedora Budgie Atomic (anteriormente Fedora Onyx).
O Projeto Fedora espera que mais versões do Fedora Linux se juntem à família Fedora Atomic Desktops. Eles podem apresentar ambientes de desktop como o Xfce (Fedora Vauxite Atomic), bem como o Pantheon do sistema operacional elementar ou o próximo desktop COSMIC do System76 escrito em Rust.
Por último, mas não menos importante, a marca Fedora Atomic Desktops também foi criada a partir da necessidade de uma maneira mais precisa de falar sobre como funciona o rpm-ostree, observando o fato de que os spins do Fedora Atomic não são realmente imutáveis, pois há maneiras de contornar os aspectos somente leitura da imutabilidade em um spin do Fedora Atomic.