E foi lançado o Fedora Asahi Remix 40 com suporte ao OpenGL 4.6, e mais. Confira a novidades e descubra onde baixar a distro.
Costumava ser muito fácil instalar um sistema operacional que não fosse da Apple em laptops e desktops da Apple.
Quando a empresa ainda vendia Macs com processadores Intel, ela até oferecia o software Boot Camp que facilitava a inicialização dupla do macOS e Windows (ou outros sistemas operacionais) no mesmo dispositivo.
Desde a mudança para o Apple Silicon (que é como a empresa chama os chips baseados em ARM que projeta internamente), ficou muito mais difícil executar sistemas operacionais alternativos.
Mas o pessoal do projeto Asahi Linux tem trabalhado para portar o Linux para a Apple Silicon nos últimos anos.
Anunciada no início de agosto e inicialmente planejada para o final do mês, a distribuição Fedora Asahi Remix finalmente chegou para quem deseja instalar o sistema operacional Fedora Linux em seus Macs Apple Silicon.
Fedora Asahi Remix lançado para Macs com Apple Silicon
Um dos principais destaques do Fedora Asahi Remix 40 é o suporte ao OpenGL 4.6, garantindo compatibilidade e alto desempenho para aplicativos relacionados a gráficos no Apple Silicon, uma melhoria significativa para usuários que precisam de recursos gráficos poderosos.
Além disso, o Fedora Asahi Remix 40 continua a se destacar em compatibilidade de hardware, fornecendo amplo suporte a dispositivos.
Pronto para uso, os usuários podem esperar áudio de alta qualidade, junto com outras interações de hardware otimizadas que os usuários do Fedora esperam.
Agora, o ambiente de desktop provavelmente é o que mais interessa aos usuários de distribuição. Nesse sentido, ao contrário do lançamento original do Fedora, que depende do desktop GNOME, o Fedora Asahi Remix 40 aposta no Plasma 6 como a principal experiência de desktop.
Ele vem com um assistente de configuração personalizado baseado em Calamares para um processo de instalação tranquilo.
Além disso, uma variante do GNOME com GNOME 46 também está disponível, proporcionando uma experiência de desktop alternativa que se alinha com o que a versão original do Fedora oferece.
Por último, para tarefas de servidor e outras implantações headless, o Fedora Asahi Remix também inclui uma variante de servidor junto com uma opção de imagem mínima para aqueles que preferem personalizar sua configuração do zero.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Fedora Asahi Remix
Aqueles que já executam o Fedora Asahi Remix 39 podem atualizar para a nova versão usando o processo de atualização padrão do Fedora, garantindo uma transição perfeita para os recursos mais recentes.
A imagem ISO do Fedora Asahi Remix já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Para novos usuários, o Fedora Asahi Remix 40 pode ser facilmente instalado seguindo o guia de instalação detalhado fornecido no site do Fedora.
Basicamente, para instalar a versão mais recente, abra o terminal e execute o seguinte como um usuário normal:
curl https://fedora-asahi-remix.org/install | sh
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux