Fedora 42 usará o Anaconda WebUI como instalador padrão

Como lançamento previsto para o final de abril ou início de maio de 2025, o Fedora 42 usará o Anaconda WebUI como instalador padrão.

O instalador Anaconda WebUI foi inicialmente planejado para o lançamento do Fedora Linux 39, mas foi adiado porque precisava de mais trabalho.

Agora, o Projeto Fedora pretende lançá-lo com o lançamento do Fedora Linux 42 do ano que vem como o instalador padrão para a edição principal do Fedora Workstation apresentando o ambiente de desktop GNOME.

Fedora 42 usará o Anaconda WebUI como instalador padrão

Fedora 42 usará o Anaconda WebUI como instalador padrão
Fedora 42 usará o Anaconda WebUI como instalador padrão

O próximo lançamento do Fedora Linux 42, previsto para o final de abril ou início de maio de 2025, promete portar o instalador do sistema Anaconda como um aplicativo Wayland nativo e também usar como padrão o tão esperado instalador Anaconda WebUI para a edição Fedora Workstation.

Independentemente de o Anaconda WebUI entrar no Fedora 42 ou não, o Projeto Fedora também trabalha na portabilidade do instalador gráfico Anaconda atual para o Wayland.

O instalador Anaconda no Fedora Linux 41 ainda é um aplicativo X11, embora a maioria dos sabores do Fedora Linux sejam fornecidos com o Wayland por padrão.

A proposta de mudança diz o seguinte:

“Gostaríamos de fazer um aplicativo nativo Anaconda Wayland para nos permitir remover as dependências X11 das imagens ISO de instalação. No entanto, essa mudança não é apenas uma troca simples e precisamos fazer alguns ajustes durante o caminho que impactarão a experiência do usuário.”

Os benefícios de portar o instalador Anaconda para o Wayland são uma experiência de instalação mais rápida e leve devido ao número reduzido de software instalado no sistema ao instalar a partir de uma imagem ISO ativa, bem como instalações gráficas remotas mais seguras e de alto desempenho ao alternar de VNC para RDP.

Entre outras mudanças, o próximo lançamento do Fedora Linux 42 promete habilitar DNF/RPM Copy on Write para todas as variantes, uma mídia live modernizada ao alternar para os “novos” scripts de configuração de ambiente live fornecidos por livesys-scripts, a unificação de /usr/bin e /usr/sbin e métricas opt-in para o Fedora Workstation.

Também parece que o Fedora Linux 42 pode ser lançado com uma nova edição principal apresentando o ambiente de desktop KDE Plasma, já que o Projeto Fedora aprovou recentemente o Fedora KDE Spin para se tornar uma edição oficial junto com o Fedora Workstation, que apresenta o ambiente de desktop GNOME.

Sair da versão mobile