Fedora 41 terá um Spin com o KDE Plasma Mobile

Se for aprovada uma proposta recente, em seu lançamento, o Fedora 41 terá um Spin com o KDE Plasma Mobile. Confira os detalhes dessa novidade.

O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.

A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.

O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora.

Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

Agora, duas novas propostas de mudança foram apresentadas para melhorar as ofertas do KDE com o futuro lançamento do Fedora 41, incluindo uma versão móvel do KDE Plasma.

Fedora 41 terá um Spin com o KDE Plasma Mobile

Fedora 41 terá um Spin com o KDE Plasma Mobile
Fedora 41 terá um Spin com o KDE Plasma Mobile

Das duas novas propostas de mudança foram apresentadas, primeiro, há uma proposta de oferecer um novo Fedora Spin usando o KDE Plasma Mobile. Da mesma forma, uma imagem do Fedora Kinoite Mobile Bootable Container também é proposta como parte disso.

O Fedora já fornece um Spin de desktop KDE, enquanto esse novo giro seria apenas para enviar a pilha KDE Plasma Mobile para aqueles que desejam usá-lo com uma base Fedora em dispositivos móveis/tablets.

Alguns também obtêm sucesso usando o KDE Plasma Mobile em laptops 2 em 1. O foco de desenvolvimento do Fedora é realmente mais nesses tablets/dispositivos 2 em 1, em oposição a qualquer impulso do Fedora para smartphones e similares.

A proposta de mudança para lançar um spin do Fedora KDE Plasma Mobile é bastante direta e provavelmente acontecerá no Fedora 41.

A segunda alteração apresentada no Fedora 41 é promover o Fedora KDE AArch64 como um produto de bloqueio de lançamento.

Com a maturidade do Fedora/KDE no AArch64, os desenvolvedores estão procurando promovê-lo ao mesmo nível do Fedora KDE no x86_64 e do Fedora de forma mais ampla no AArch64.

Isso significa que os lançamentos futuros do Fedora poderão ser adiados se houver problemas na construção das imagens do Fedora KDE AArch64 e ajuda a garantir que o Fedora KDE AArch64 permaneça com a mais alta qualidade.

Essas são as mais novas propostas de mudança do Fedora 41 para o lançamento desse recurso, que será lançado em outubro. Essas mudanças ainda precisam ser aprovadas pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) nas próximas semanas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.