Segundo as informações do líder da equipe de desktop Fedora, Christian Schaller, o Fedora 41 terá ferramentas de IA e melhor suporte a NVIDIA.
O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat.
O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.
A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.
Poucos meses após o lançamento oficial do Fedora 40, aqui no blog nós compartilhamos algumas das mudanças, avanços e melhorias que a equipe de trabalho tem anunciado e nesta ocasião foram divulgadas informações que serão incluídas no Fedora 41.
As últimas notícias confirmam que eles estão preparando importantes melhorias e adições focadas em suporte de hardware, gráficos e funcionalidades baseadas em IA.
Fedora 41 terá ferramentas de IA e melhor suporte a NVIDIA
Christian Schaller, líder da equipe de desktop Fedora e do grupo de desenvolvimento de desktop da Red Hat, anunciou que um dos focos atuais da Red Hat é permitir avanços em inteligência artificial.
E como muitos saberão, o Fedora é a cobaia da Red Hat para este tipo de propostas, já que o Fedora serviu de base para testar mudanças e melhorias que estão em mente para Red Hay, e no caso de implementação De adição de ferramentas de inteligência artificial Christian Schaller menciona que:
Christian menciona que entre os recursos planejados para a próxima versão do Fedora 41, está prevista a inclusão do Instructlab e do Granite. O objetivo da incorporação do Instructlab é facilitar a instalação do modelo de linguagem Granite da IBM.
Esse modelo possui 7 bilhões de parâmetros e pode lidar com até 4 mil tokens na geração de texto. O Instructlab não apenas permitirá que você trabalhe com este modelo pré-treinado, mas também adicionará conhecimentos adicionais e novas habilidades conforme necessário.
Estamos trabalhando em projetos interessantes, como o recente anúncio de nossa colaboração com a IBM para lançar modelos de IA de alta qualidade da Granite sob termos que os tornam os modelos de IA de grandes fornecedores mais abertos, de acordo com o Índice de Transparência de Modelos da Fundação Stanford.
Além de lançar o código-fonte completo do LLM, também estamos trabalhando no projeto Instructlab, que torna mais fácil para quase qualquer pessoa baixar rapidamente um modelo Granite LLM e começar a ensinar coisas específicas relevantes para eles ou sua organização.
Isso lhe dá controle sobre a IA e o que ela sabe e pode fazer, em vez de relegá-lo a um mero consumidor.
Além disso, também é mencionado que há planos para expandir as capacidades de usabilidade de outros modelos, como adicionar suporte para a pilha ROCm ao pacote da biblioteca PyTorch, pois isso facilitará a aceleração de hardware em GPUs AMD e potencialmente em GPUs. NVIDIA e Intel no futuro.
Por outro lado, melhorias nos drivers NVIDIA também estão planejadas no Fedora 41, à medida que o trabalho está sendo feito para atualizar a capacidade de instalar rapidamente drivers proprietários NVIDIA.
Nas versões anteriores, esta opção foi removida devido a complicações com o Secure Boot e à necessidade de assinar manualmente os drivers digitalmente.
No Fedora 41, está planejado reintegrar esta funcionalidade com uma interface gráfica para facilitar a instalação e assinatura de módulos do kernel NVIDIA no MOK.
Das outras mudanças que estão planejadas para serem integradas ao Fedora 41:
- O trabalho está em andamento para integrar o suporte para drivers NVIDIA ao kit de ferramentas Toolbx. Isso permitirá a execução de ambientes isolados para instalar pacotes experimentais ou criar ambientes baseados em outras distribuições, usando o módulo NVIDIA CDI oficial para fornecer suporte completo para CUDA e recursos de driver em contêineres Toolbx.
- Mudanças estão sendo feitas no gerenciador de composição Mutter e no GNOME Shell para adicionar suporte para HDR. Isso inclui permitir o uso simultâneo de luminância normal (SDR) e HDR. Também está prevista a publicação da versão final da extensão do protocolo Wayland que definirá as capacidades relacionadas ao HDR.
- Estão sendo preparadas mudanças para implementar este protocolo, que permite organizar de forma eficiente a saída para dispositivos como headsets de realidade virtual ou videowalls.
- O Fedora 41 incluirá suporte para a tecnologia Explicit Sync no kernel e no GNOME. Essa tecnologia permite que o gerenciador de composição do Wayland seja informado sobre a preparação de um quadro na tela antes de ser exibido, o que ajuda a reduzir o lag e a eliminar artefatos visuais, principalmente em sistemas com GPUs NVIDIA ao utilizar o Wayland.
Se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, pode consultar os detalhes no seguinte endereço.