Fedora 41 lançado com Kernel 6.11, DNF5, GNOME 47, e mais

E foi lançado o Fedora 41 com Kernel 6.11, DNF5, GNOME 47, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.

A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.

O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

Agora, o projeto Fedora lançou o sistema operacional Fedora 41, um grande lançamento que traz vários novos recursos, as últimas atualizações de software e as últimas tecnologias GNU/Linux.

Novidades do Fedora 41

Fedora 41 lançado com Kernel 6.11, DNF5, GNOME 47, e mais

Sim. O Projeto Fedora lançou oficialmente o Fedora Linux 41 como a versão mais recente de sua distribuição GNU/Linux patrocinada pela Red Hat para as massas, apresentando alguns dos melhores e mais recentes softwares.

Apoiado pelo Linux kernel 6.11, o Fedora Linux 41 vem com o mais recente ambiente de desktop GNOME 47 na edição principal do Fedora Workstation, que foi despojada da sessão X11 para oferecer uma experiência somente Wayland aos usuários.

Além disso, o Fedora Workstation agora oferece suporte à instalação dos drivers NVIDIA com Secure Boot habilitado via GNOME Software.

Sobre isso, o Projeto Fedora disse que:

“Anteriormente, a instalação do driver Nvidia foi removida do GNOME Software porque não suportava Secure Boot, que é cada vez mais habilitado por padrão em laptops. Esta mudança traz a opção de volta para usuários do Fedora Workstation com Secure Boot suportado. Esta é uma boa notícia para quem quer usar o Fedora Linux para jogos e CUDA. A mudança também ajuda o Fedora a permanecer relevante para cargas de trabalho de IA/LLVM.”

Os outros sabores do Fedora Linux 41 são fornecidos com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 6.2 no Fedora KDE Spin, Xfce 4.18 no Fedora Xfce Spin, LXQt 2.0 no Fedora LXQt Spin, Cinnamon 6.2.9 no Fedora Cinnamon Spin, MATE 1.28.2 no Fedora MATE/Compiz Spin e Budgie 10.9.2 no Fedora Budgie Spin.

Há também uma nova versão no Fedora Linux 41, chamada Fedora MiracleWM, apresentando o promissor gerenciador de janelas de mosaico Miracle-WM baseado na biblioteca de compositores Mir.

Fedora 41 lançado com Kernel 6.11, DNF5, GNOME 47, e mais

Este Fedora MiracleWM Spin oferece uma experiência Wayland de alta qualidade construída com suporte para todos os tipos de plataformas, incluindo dispositivos ARM e x86 de baixo custo. Aqui está sua primeira olhada!

Outro novo Fedora Spin está incluído nesta versão, desta vez para telefones, tablets e laptops 2 em 1, apresentando o KDE Plasma Mobile.

Outros novos recursos no Fedora Linux 41 incluem suporte para câmeras MIPI em laptops recentes, bem como suporte para câmeras PipeWire no navegador Mozilla Firefox.

O Fedora Linux 41 é a primeira versão a mudar para DNF5 para uma experiência de gerenciamento de pacotes mais rápida e aprimorada.

Os benefícios do DNF5 incluem um gerenciador de pacotes com todos os recursos sem a necessidade do Python, tamanho de instalação menor, significativamente mais rápido para muitos casos de usuário, número reduzido de ferramentas de gerenciamento de software, otimização de metadados de download e comportamento unificado na pilha de gerenciamento de software.

Ele também aprimora a experiência do usuário do Fedora no modo de imagem, fornecendo comandos DNF familiares no lado do cliente e dentro de uma construção de imagem de contêiner, fornecendo DNF5 junto com rpm-ostree, implementa construções de pacotes reproduzíveis e torna “tuned” o daemon de gerenciamento de perfil de energia padrão nas edições Fedora Workstation, KDE Plasma e Budgie.

O Fedora Linux 41 habilita recursos de reforço de serviço systemd para os serviços de sistema padrão para melhorar a segurança, acelera a implementação do GnuTLS com o software Kernel TLS (KTLS), adiciona suporte ao ROCm 6.2 para usuários AMD e habilita o bootupd para as edições Fedora Atomic Desktops e Fedora IoT, a última também apresentando composefs por padrão.

Entre outras mudanças, há uma nova ferramenta de linha de comando chamada fedora-repoquery para fazer repoqueries de repositórios de pacotes Fedora Linux, EPEL, eln e CentOS Stream.

Além disso, esta versão adiciona suporte para unidades de auto criptografia no Fedora Installer, suporte para câmera Intel IPU6 e divide /usr/bin/dtrace do systemtap-sdt-devel (systemtap) em um pacote separado para otimizar muitos buildroots.

Por baixo do capô, o Fedora Linux 41 vem com uma seleção de software padrão atualizada, bem como uma cadeia de ferramentas GNU atualizada consistindo de GCC 14, GNU Binutils 2.42, GNU C Library 2.40 e GDB 14, bem como outras tecnologias como RPM 4.20, Python 3.13, Go 1.23, LLVM 19, Perl 5.40 e Node.js 22.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Fedora 41

O Fedora 41 está disponível para download agora no site oficial para plataformas de 64 bits (amd64) e AArch64 (arm64) e em vários sabores, incluindo Workstation (GNOME), KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3, bem como Server, IoT e ARM edições, e os numerosos pacotes do Fedora Labs.

A imagem ISO do Fedora 41 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Obviamente, esta versão é destinada a novas instalações, já que os usuários existentes do Fedora Linux 38 deverão poder atualizar suas instalações em breve usando o sistema de gerenciamento de pacotes integrado.

Se você já está executando fedora e quer atualizar para a versão mais recente que acabou de ser lançado, você pode fazê-lo com apenas alguns comandos, e instruções completas estão disponíveis na wiki Fedora.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile