Segundo uma nova uma proposta de mudança feita pelo Projeto Fedora, o Linux 40 oferecerá o desktop KDE Plasma 6 no Wayland.
Como você provavelmente sabe, o ambiente de desktop KDE Plasma 6 está em forte desenvolvimento atualmente. Provavelmente verá a luz do dia em algum momento no início da primavera de 2024 com sua portabilidade para Qt 6 e KDE Frameworks 6.
O KDE Plasma 6 será uma atualização massiva com grandes mudanças, como suporte total ao Wayland.
E, enquanto o Fedora Linux 39 ainda está em desenvolvimento, o Projeto Fedora publicou uma proposta de mudança para o lançamento do próximo ano, o Fedora Linux 40, para aqueles interessados no próximo ambiente de desktop KDE Plasma 6.
Fedora 40 oferecerá o desktop KDE Plasma 6 no Wayland
O Fedora Linux KDE Spin já tem como padrão a sessão Plasma Wayland, mas os usuários que têm problemas gráficos com o Wayland podem mudar para a sessão X11 com a oferta atual do KDE Plasma 5.27 LTS.
O Fedora Linux 40, previsto para maio de 2024, promete ser uma das primeiras grandes distribuições GNU/Linux a oferecer o novo ambiente de desktop KDE Plasma 6 por padrão com o Fedora Linux KDE Spin, mas também parece que vai abandonar a sessão X11.
“Ao trazer o KDE Plasma 6 para o Fedora, demonstramos nossa liderança e compromisso em trazer as melhores e mais recentes tecnologias da comunidade KDE para o mundo.”
De acordo com os desenvolvedores, o Wayland é totalmente suportado pelos drivers gráficos proprietários atuais da NVIDIA, os modos de fallback gráficos são compatíveis com o Wayland e vêm com SimpleDRM habilitado por padrão, e a Red Hat planeja abandonar o suporte ao X11 em um futuro RHEL (Red Hat Enterprise Linux) importante. liberar.
A equipe do Fedora Linux KDE garante aos usuários que o suporte para aplicativos X11 estará disponível no Fedora Linux 40 com o KDE Plasma 6 no Wayland graças à implementação do XWayland, mas eles não têm recursos para manter também a sessão do X11.
Os desenvolvedores disseram que:
“A pilha do KDE Plasma é bastante grande e abrangente. A SIG não tem recursos para manter a pilha do KDE Plasma 5 além do tempo de vida do foco do upstream. A intenção inicial é que o KDE Plasma 5 seja EOL logo após o lançamento do KDE Plasma 6, então seria muito difícil nos sustentarmos.”
Eles também disseram que o KDE Plasma 6 será um recurso apenas do Fedora Linux 40 e não será portado para versões mais antigas do Fedora Linux, e aqueles que atualizarem seus sistemas Fedora Linux para Fedora Linux 40 com KDE Plasma 6 serão automaticamente transferidos para a sessão Plasma Wayland do X11.
Além da oferta KDE Plasma 6, o Fedora Linux 40 também virá com o instalador Anaconda WebUI por padrão para a edição carro-chefe do Fedora Workstation, uma mídia ao vivo modernizada para permitir suporte para sobreposições persistentes em unidades USB, suporte Kernel TLS para GnuTLS e DNF/RPM Copiar na gravação para todas as edições do Fedora Linux.