Graças ao trabalho da equipe Anaconda do Fedora Project, o Fedora 39 Workstation usará um instalador mais moderno.
O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat.
O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
Agora, o Projeto Fedora está procurando substituir o bom e velho instalador baseado em GTK que se saiu muito bem em vários lançamentos do Fedora Linux, começando com o próximo lançamento do Fedora Linux 39, que será lançado ainda este ano.
A equipe Anaconda do Fedora Project está trabalhando em um novo instalador baseado na web para usuários de desktop que promete oferecer uma experiência de usuário muito melhor e mais polida.
O novo instalador chama-se Anaconda WebUI e uma nova proposta de alteração visa incluí-lo por padrão no Fedora Linux 39 Workstation.
Fedora 39 Workstation usará um instalador mais moderno
Como o nome do software entrega, o novo instalador baseado na web do Fedora Linux deve oferecer uma experiência de usuário muito melhor e mais polida.
O instalador do Anaconda WebUI ainda não está completo, é por isso que o Projeto Fedora decidiu implementá-lo apenas no Fedora Workstation, a edição principal do ambiente de área de trabalho GNOME, para obter algum feedback dos usuários para que eles possam continuar a melhorar a experiência de instalação .
A proposta de mudança diz que:
“A instalação do Fedora Workstation terá uma experiência de usuário mais confortável e melhor, especialmente para os novos usuários da distribuição. Também pretendemos ter uma aparência consistente com os projetos Cockpit e Image Builder, para que os usuários possam estar mais familiarizados com o novo Anaconda.”
Com base nas estruturas React e Cockpit, o novo instalador baseado na Web procura oferecer uma revisão completa da experiência do usuário, mantendo o mesmo nível de estabilidade e funcionalidade do instalador atual. O objetivo final aqui é o novo usuário do Fedora Linux, diz o Projeto Fedora, que não tem experiência anterior com o sistema operacional Linux.
O Anaconda WebUI contará com uma experiência de instalação baseada em assistente, uma nova tela de boas-vindas para selecionar o idioma, fuso horário e configuração de data, seleção de disco, particionamento guiado, configuração de revisão, progresso da instalação e ajuda integrada.
O Projeto Fedora planeja adicionar novos recursos com base no feedback do usuário, mas, por enquanto, a nova interface do usuário remove a maior parte das complexidades do antigo instalador GTK.
No entanto, o instalador do Anaconda WebUI não suporta conexões remotas, por enquanto, e não será incluído no restante das rodadas do Fedora Linux 39.
O Fedora Linux 39 será lançado em outubro de 2023 e uma versão beta estará disponível para teste público em meados de setembro para aqueles que desejam experimentar o novo instalador baseado na web.
Até então, aqui está uma prévia do instalador do Anaconda WebUI no Fedora Linux 39 Workstation.