Fedora 38 poderá ter uma imagem Phosh para dispositivos móveis

Em breve, o Fedora 38 poderá ter uma imagem Phosh para dispositivos móveis. Confira os detalhes dessa nova possibilidade.

Parece que o Fedora poderia estar assumindo mais ambições móveis com uma imagem Phosh agora proposta para executar esse shell Wayland focado em smartphones e tablets, oferecendo uma boa experiência baseada no GNOME.

Fedora 38 poderá ter uma imagem Phosh para dispositivos móveis

Fedora 38 poderá ter uma imagem Phosh para dispositivos móveis
Fedora 38 poderá ter uma imagem Phosh para dispositivos móveis

Espera-se uma proposta de mudança para também introduzir uma imagem do Fedora Linux com o KDE Plasma Mobile. Uma proposta de mudança enviada recentemente é para o Fedora 38 fornecer uma imagem Phosh para dispositivos móveis.

A proposta ainda precisa ser votada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), mas equivaleria ao grupo de interesse especial de mobilidade (SIG) do Fedora para fornecer imagens de instalação AArch64 e x86_64 que executam o Phosh e os aplicativos GNOME relevantes.

O Mobility SIG do Fedora já criou o pacote Phosh shell e outros pacotes relacionados no grupo de pacotes “phosh-desktop”, enquanto esta proposta é sobre oferecê-lo como uma imagem de instalação para download.

O KDE Plasma Mobile também está sendo empacotado e será enviado para uma nova imagem como parte de uma proposta de alteração separada.

A justificativa para uma imagem móvel do Fedora Phosh é promovida como:

“Há vários tablets x86_64 e aarch64 e outros dispositivos móveis que podem usar uma interface/desktop mais centrada em dispositivos móveis do que os desktops/labs/spins tradicionais do Fedora. Ter imagens do Fedora para esses dispositivos tornará mais fácil instalá-los e usá-los. Ter uma imagem também ajudará a remixar os esforços, permitindo que eles reutilizem pacotes e metadados do espaço do usuário (kickstarts, etc) com um kernel modificado.

Essas imagens vão espalhar o Fedora para dispositivos móveis e trazer mais usuários para a comunidade Fedora, bem como mostrar o trabalho upstream para fornecer uma interface de telefone 100% de código aberto para dispositivos, uma vez que eles sejam viáveis ​​a partir de kernels vanilla.”

Veja a proposta de mudança para mais detalhes sobre esse possível recurso com o Fedora 38 na próxima primavera.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.