E foi lançado o Fedora 38 beta com GNOME 44 e Kernel 6.2, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.
A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
Agora, o projeto Fedora anunciou a disponibilidade geral da versão beta do próximo sistema operacional Fedora Linux 37 para testes públicos.
Novidades do Fedora 38 beta
O Fedora Linux 38 Beta vem com kernel Linux 6.2, o ambiente de desktop GNOME 44 Release Candidate para sua principal edição Workstation, bem como o KDE Plasma 5.27 LTS, Xfce 4.18, Cinnamon 5.6, LXQt 1.2.0, MATE 1.26, Budgie 10.7, LXDE, i3 e versões de desktop SoaS.
Incluídos nesta versão, estão os novos spins Sway e Budgie, que também apresenta uma nova imagem para a arquitetura AArch64 (ARM64) com o leve ambiente de desktop LXQt.
O Fedora Linux 38 Beta também traz novos recursos como tempos de desligamento mais curtos, Wayland por padrão para o gerenciador de login SDDM, permissões de hostkeys SSH mais rígidas, suporte para sobreposições persistentes para a mídia ao vivo quando flashadas em pendrives USB, suporte para imagens de kernels unificadas e Flathub não filtrado para uma melhor experiência Flatpak.
muito importante e outra boa novidade no Fedora Linux 38 é o fato de que os pacotes agora são construídos com sinalizadores de compilador mais rígidos para protegê-los contra estouros de buffer e o gerenciador de pacotes RPM agora usa um analisador OpenPGP baseado em Sequoia em vez de sua própria implementação para melhor segurança geral.
Além disso, os desenvolvedores de aplicativos descobrirão que os ponteiros de quadro agora estão embutidos nos pacotes oficiais.
Para completar, o Fedora Linux 38 Beta também vem com um novo instalador chamado Simplified Installer para a edição Fedora IoT para facilitar a criação e implantação de imagens de disco Fedora IoT personalizadas, substitui dmraid por mdadm para suportar BIOS RAID (Firmware RAID ou Fake RAID) durante as instalações,
Também há uso expandido de fontes Noto, temporizadores de desligamento mais curtos, o trabalho inicial no suporte unificado do kernel. Como de costume para o ritmo do Fedora, o Fedora 38 será entre as primeiras distribuições Linux com o compilador GCC 13.
Sim. Na base do sistema, há uma cadeia de ferramentas GNU atualizada que consiste em GCC 13.0, GNU Binutils 2.39, GNU C Library 2.37, GNU Make 4.4 e GDB (GNU Debugger) 12.1. Também estão incluídos Golang 1.20, LLVM 16, Ruby 3.2, ImageMagick 7.x, SWIG 4.1.0, PHP 8.2, PostgreSQL 15, GHC Haskell 9.2, libpinyin 2.8 e outros.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
A versão final do Fedora Linux 38 está prevista para o final de abril ou início de maio de 2023.
Baixe e experimente o Fedora 38 beta
O Fedora Linux 38 beta está disponível para download agora no site oficial em vários sabores, incluindo Workstation (GNOME), KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3, bem como Server, IoT e ARM edições, e os numerosos pacotes do Fedora Labs.
A imagem ISO do Fedora 38 beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em uma máquina de produção!
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux