E foi lançado o Fedora 36 beta com GNOME 42 e Kernel 5.17, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.
A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
Agora, o projeto Fedora anunciou o lançamento e a disponibilidade geral da versão beta do próximo sistema operacional Fedora Linux 36 para testes públicos.
Novidades do Fedora 36 beta
O Fedora Linux 36 é a próxima versão principal da popular distribuição GNU/Linux patrocinada pela Red Hat em desenvolvimento ativo e deve ver a luz do dia ainda nesta primavera, em 26 de abril de 2022, se tudo correr conforme o planejado.
O Fedora Linux 36 vem com a série de ambiente de desktop GNOME 42 lançada recentemente para sua principal edição Workstation, se você quiser obtê-lo para um test drive em seu computador pessoal.
Ele também inclui as versões mais recentes dos ambientes gráficos KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3 dos Fedora Spins suportados.
Novos recursos na próxima versão do Fedora Linux 36 incluem a habilitação de sessões Wayland por padrão no GDM para usuários com o driver proprietário da NVIDIA, Noto Fonts como a fonte padrão para a maioria dos idiomas para melhorar a consistência na renderização de texto, usuários como administradores por padrão no instalador gráfico do Anaconda e plocate como a implementação de localização padrão.
A próxima versão também realoca os bancos de dados RPM para /var em vez de /usr, introduz um módulo de cockpit para facilitar o compartilhamento de arquivos com Samba e NFS, suporta nomes de unidades em mensagens systemd, adiciona /var em seu próprio subvolume Btrfs para novos Silverblue e Kinoite instalações, suporta contêineres OCI/Docker na pilha rpm-ostree, melhora as atualizações do Fedora ao atualizar com fluxos de módulo habilitados e atualiza o sistema de gerenciamento de pacotes para instalar apenas pacotes recém-recomendados em atualizações.
Além disso, o Fedora Linux 36 remove o suporte para arquivos de configuração de rede legados no NetworkManager por padrão para novas instalações, atualiza as fontes padrão Malayalam existentes, adiciona novos requisitos para os módulos binários do kernel akmods nas versões Silverblue e Kinoite, substitui os drivers fbdev por simpledrm e a camada de emulação DRM fbdev e impõe consistência de configuração authselect.
Sob o capô, o Fedora Linux 36 Beta é alimentado por algumas das tecnologias GNU/Linux mais recentes, incluindo a mais recente e melhor série de kernel Linux 5.17, bem como GCC 12, GNU C Library 2.35, LLVM 14, OpenSSL 3.0, Autoconf 2.71 , Ruby 3.1, Rubygem Cucumber 7.1.0, Ruby on Rails 7.0, Golang 1.18, OpenJDK 17, libffi 3.4, OpenLDAP 2.6.1, Ansible 5, Django 4.0, PHP 8.1, PostgreSQL 14, Podman 4.0, MLT 7.4 e Stratis 3.0 0,0.
Baixe e experimente o Fedora 36 beta
O Fedora Linux 36 beta está disponível para download agora no site oficial em vários sabores, incluindo Workstation (GNOME), KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3, bem como Server, IoT e ARM edições, e os numerosos pacotes do Fedora Labs.
A imagem ISO do Fedora 36 beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em uma máquina de produção!
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux