E foi lançado o Fedora 35 com GNOME 41, Fedora Kinoite Flavor, WirePlumber, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.
A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
Agora, o projeto Fedora lançou hoje o sistema operacional Fedora Linux 35, um grande lançamento que traz vários novos recursos, as últimas atualizações de software e as últimas tecnologias GNU/Linux.
Novidades do Fedora 35
Após seis meses de trabalho árduo, o Fedora Linux 35 está aqui com o melhor e mais recente ambiente de desktop GNOME 41 para a edição Fedora Workstation. O GNOME 41 traz alguns novos recursos interessantes, como um gerenciador de pacotes de software GNOME redesenhado que oferece acesso instantâneo a aplicativos Flatpak do repositório Flathub, um novo aplicativo GNOME Connections para acesso remoto à área de trabalho e novas configurações para multitarefa.
Os usuários de laptop Linux ficarão felizes em saber que o Fedora 35 Workstation vem com o power-profiles-daemon para permitir que eles escolham entre otimizar seu sistema para desempenho ou economizar bateria.
Este também é um novo recurso do ambiente de área de trabalho GNOME 41, que também apresenta um novo painel de configurações de Rede Móvel para facilitar a configuração de conexões móveis em dispositivos suportados.
Outros novos recursos do lançamento do Fedora Linux 35 incluem o WirePlumber da Collabora como gerenciador de sessão padrão para PipeWire, que permite criar regras personalizadas para o roteamento de fluxos de e para dispositivos, yescrypt como método de hash padrão para armazenar senhas em /etc/shadow, a adição de “Fedora Linux” em /etc/os-release para diferenciar entre o projeto e a distribuição, e Btrfs como o sistema de arquivos padrão para Fedora Cloud.
Além disso, esta versão torna o cache rápido SSSD mais flexível para usuários locais, permitindo que você o ligue e desligue em tempo de execução, adiciona a capacidade de reiniciar os serviços do usuário após uma atualização rpm, detecta automaticamente o tamanho ideal do setor de criptografia durante a instalação do Fedora Linux com LUKS/criptografia dm-crypt, e apresenta o Fedora Kinoite como um sabor oficial ao lado do Fedora Silverblue, mas baseado no desktop KDE Plasma.
Sob o capô, o Fedora Linux 35 é movido pela série de kernel Linux 5.14 e usa a série de pilha de gráficos Mesa 21.2.
Ele também vem com um conjunto de ferramentas atualizado que inclui GCC 11, GNU C Library 2.34, GNU Binutils 2.36, GDB 10.2, GHC 8.10, LLVM 13, Python 3.10, Perl 5.34, PHP 8.0, Boost 1.76, firewalld 1.0.0, IBus 1.5. 25, Node.js 16, RPM 4.17, Erlang 24, Sphinx 4, SDL 2.0, fwupd 1.7 e muito mais.
O Fedora Linux 35 tem atualizações no primeiro dia, muitas delas, então certifique-se de atualizar suas novas instalações o mais rápido possível.
As outras versões do Fedora Linux também foram atualizadas e vêm com as mesmas tecnologias subjacentes mencionadas acima, bem como algumas das versões mais recentes de seus ambientes de desktop padrão, como KDE Plasma 5.22.5, Xfce 4.16, LXQt 0,17 e outros.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Fedora 35
O Fedora Linux 35 está disponível para download agora no site oficial em vários sabores, incluindo Workstation (GNOME), KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3, bem como Server, IoT e ARM edições, e os numerosos pacotes do Fedora Labs.
Se você já está executando fedora e quer atualizar para a versão mais recente que acabou de ser lançado, você pode fazê-lo com apenas alguns comandos, e instruções completas estão disponíveis na wiki Fedora.
Ou use esse tutorial:
Como atualizar o Fedora 34 para 35 sem complicações
A imagem ISO do Fedora 35 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux