De acordo com o site Phoronix, o Fedora 34 poderá usar a compressão transparente Btrfs Zstd por padrão. Confira os detalhes dessa iniciativa.
O Btrfs é um sistema de arquivos baseado no princípio cópia em gravação, inicialmente desenvolvido pela Oracle Corporation para ser usado no Linux.
O Fedora Workstation 33 mudou com sucesso de EXT4 para usar Btrfs como seu sistema de arquivos padrão. Agora com o Fedora 34 que será lançado na primavera, veremos o Fedora começando a usar mais recursos oferecidos pelo Btrfs.
Anteriormente, houve relatos sobre o Fedora 34 procurando fazer uso da funcionalidade de cópia na gravação DNF/RPM em conjunto com o Btrfs.
Agora, outro recurso do Btrfs que está sendo considerado para uso por padrão nesta próxima versão é a compactação transparente do sistema de arquivos.
Fedora 34 poderá usar a compressão transparente Btrfs Zstd por padrão
Zstandard é um algoritmo de compressão de dados sem perdas desenvolvido por Yann Collet no Facebook. Zstd é a implementação de referência em C. A versão 1 desta implementação foi lançada como software livre em 31 de agosto de 2016.
Há vários meses, os desenvolvedores do Fedora têm avaliado as opções de compressão do Btrfs para potencialmente criar um padrão adequado.
Uma proposta foi preparada agora para o Fedora Engineering and Steering Committee (Comitê de Engenharia e Direção do Fedora), onde a compactação Btrfs Zstd seria ativada como padrão na Estação de Trabalho 34 do Fedora.
Ativar a compactação Zstd para Btrfs deve ajudar a economizar espaço em disco e ajudar com a longevidade dos modernos dispositivos de armazenamento baseados em flash.
Dependendo da carga de trabalho, também pode ajudar com desempenho aprimorado.
Obviante, o Zstd foi escolhido entre os outros algoritmos de compressão para fornecer a melhor taxa de compressão e velocidade.
Para mais detalhes leia a proposta de recurso para habilitar o uso do Btrfs Zstd por padrão.