Fedora 34 lançado oficialmente com GNOME 40, Kernel 5.11 e mais

E foi lançado o Fedora 34 com GNOME 40, Kernel 5.11 e mais outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar dessa distribuição.

O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.

A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.

O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

Agora, o Projeto Fedora lançou hoje o sistema operacional Fedora Linux 34, um grande lançamento que traz vários novos recursos, as últimas atualizações de software e as últimas tecnologias GNU/Linux.

Novidades do Fedora 34

Fedora 34 lançado oficialmente com GNOME 40, Kernel 5.11 e mais

A primeira grande mudança no lançamento do Fedora Linux 34 é, claro, a inclusão do melhor e mais recente ambiente de desktop GNOME 40 na edição Fedora Workstation. Esta mudança por si só traz muitas mudanças na aparência e comportamento da Estação de Trabalho Fedora devido ao redesenho da Visão Geral de Atividades do lançamento do GNOME 40.

O Fedora Linux irá agora iniciar no modo Visão geral após o login.

Devido a esta mudança, o aplicativo GNOME Welcome Tour foi adaptado ao novo design para uma aparência integrada e coesa, de acordo com o Projeto Fedora, mas essa mudança provavelmente afetará apenas os recém-chegados, não aqueles que irão atualizar do Fedora Linux 33.

A segunda maior mudança no Fedora Linux 34 é a inclusão da série do kernel Linux 5.11, que permite melhor suporte de hardware para sistemas que não eram suportados no Fedora Linux 33 ou uma versão anterior.

Para completar, ele também permite uma segurança mais forte e faz com que todo o sistema pareça mais suave e rápido.

Além disso, esta versão vem com compressão transparente para o sistema de arquivos Btrfs, que é usado por padrão para novas instalações.

Este recurso foi projetado para aumentar significativamente a vida útil de sua unidade SSD e também fornecerá mais espaço em disco e melhor desempenho ao trabalhar com arquivos grandes.

O Fedora Linux 34 também vem com o mecanismo de processamento de multimídia PipeWire por padrão para lidar com fluxos de áudio como um substituto para o PulseAudio para áudio Bluetooth aprimorado, capacidades de áudio de baixa latência para usuários de áudio profissionais e melhor suporte de áudio para aplicativos Flatpak.

Além disso, esta versão permite suporte para touchpads hápticos, adiciona suporte para atualizações incrementais e melhor integração Flathub para aplicativos Flatpak e apresenta um conjunto coerente de atualizações de aplicativos empacotados, otimizando novas versões e permitindo que os usuários voltem para versões anteriores dos pacotes.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Fedora Linux 34 habilita o systemd-oomd por padrão para oferecer uma melhor experiência em situações de falta de memória (OOM), fornece suporte para a arquitetura AArch64 (ARM64) e muda para o servidor de exibição Wayland por padrão para o Edição KDE Plasma, e oferece uma edição i3 com o gerenciador de janela de lavra i3.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Fedora 34

O Fedora Linux 34 está disponível para download agora no site oficial em vários sabores, incluindo Workstation (GNOME), KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3, bem como Server, IoT e ARM edições, e os numerosos pacotes do Fedora Labs.

Se você já está executando fedora e quer atualizar para a versão mais recente que acabou de ser lançado, você pode fazê-lo com apenas alguns comandos, e instruções completas estão disponíveis na wiki Fedora.

Ou use esse tutorial:
Como atualizar o Fedora 33 para 34 sem complicações

A imagem ISO do Fedora 34 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile