Fedora 33 Beta lançado com Btrfs por padrão, GNOME 3.38 e kernel 5.8

E foi lançado o Fedora 33 Beta com Btrfs por padrão, GNOME 3.38 e kernel 5.8 e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.

Anteriormente conhecido como Fedora Core, o Fedora é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

Esse sistema tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.

A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.

O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

Agora, a equipe Fedora anunciou a disponibilidade do Fedora 33 Beta.

O Fedora 33 está em desenvolvimento há vários meses, e agora uma versão beta está pronta para teste público para que possamos finalmente ter um gostinho dos novos recursos e melhorias incluídos no próximo lançamento, que é esperado ainda este ano.

Novidades do Fedora 33 Beta

Fedora 33 Beta lançado com Btrfs por padrão, GNOME 3.38 e kernel 5.8
Fedora 33 Beta lançado com Btrfs por padrão, GNOME 3.38 e kernel 5.8

Fedora 33 Beta é o novo instantâneo de desenvolvimento e inclui novos recursos, como o uso de Btrfs como sistema de arquivos padrão junto com GNOME 3.38 como área de trabalho da edição Workstation.

Algumas edições, além de apenas Workstation, agora permitem o eliminador de processos EarlyOOM para evitar a redução do desempenho do sistema quando a RAM está cheia.

A maior mudança no Fedora 33 é o fato de que Btrfs agora é usado como sistema de arquivos padrão para todos os spins oficiais, incluindo Fedora Workstation (GNOME), Fedora KDE, Fedora Xfce, Fedora LXQt, Fedora MATE-Compiz, Fedora Cinnamon, Fedora LXDE e Fedora SoaS (Sugar on a Stick).

O Fedora Linux tem usado os sistemas de arquivos EXT por padrão desde o primeiro dia, mas agora eles decidiram dar ao Btrfs uma chance a partir da versão 33.

Btrfs é conhecido por oferecer alguns recursos excelentes em comparação com EX1, incluindo cópia na gravação, compactação transparente, somas de verificação, pooling e instantâneos.

O Btrfs também é conhecido por se estender por vários discos rígidos, o que significa que ele suporta 16 vezes mais espaço em disco do que EXT4, que atualmente está sendo usado como sistema de arquivos padrão por várias distribuições Linux.

No entanto, o Fedora 33 será enviado com um conjunto básico de recursos para sua implementação Btrfs.

“O Btrfs oferece alguns recursos realmente atraentes para os usuários, incluindo compactação transparente e cópia na gravação. Para o Fedora 33, estamos padronizando apenas os recursos básicos do Btrfs”, disse o líder do Projeto Fedora, Matthew Miller.

Outra novidade no lançamento do Fedora 33 Beta é o melhor e mais recente ambiente de desktop GNOME 3.38, usado por padrão na edição Fedora Workstation, que também traz melhor gerenciamento térmico e desempenho máximo para CPUs Intel e fundos animados por padrão.

Entre outras mudanças dignas de nota, a versão beta do Fedora 33 KDE spin agora vem com earlyOO habilitado por padrão para melhorar a capacidade de resposta do sistema em máquinas low-end, GNU nano agora é usado como editor de texto CLI padrão e kernel Linux 5.8 é usado por padrão em todos os giros oficiais.

Com esta versão, o Projeto Fedora introduz um novo giro chamado Fedora IoT, que é projetado especificamente para ser implantado em dispositivos loT (Internet das Coisas).

Ele usa o sistema de atualização OSTree para atualizações atômicas e inclui a tecnologia de código aberto PARSEC (Platform AbstRaction for SECurity) para segurança de hardware.

O lançamento final do Fedora 33 está previsto para o final de outubro ou início de novembro de 2020.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Ao testar, lembre-se sempre que esta é uma versão inacabada. Isso significa que não é adequado para instalação em uma máquina de produção. O Projeto Fedora está ansioso pelos seus relatórios de erros, que você pode enviar aqui.

Baixe e experimente o Fedora 33 Beta

A imagem ISO do Fedora 33 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 212

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.