Fedora 32 lançado com o GNOME 3.36, Kernel 5.6 e outros recursos

E foi lançado o Fedora 32 com GNOME 3.36, Kernel 5.6 e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar dessa distribuição.

O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

Fedora 32 lançado com o GNOME 3.36, Kernel 5.6 e outros recursos
Fedora 32 lançado com o GNOME 3.36, Kernel 5.6 e outros recursos

O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.

A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.

O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

Agora, o Fedora 32 está agora oficialmente disponível como a atualização mais recente para esta importante distribuição Linux suportada pela Red Hat.

Novidades do Fedora 32

Sim. Após seis meses em desenvolvimento, o Fedora Linux 32 já está disponível para download com seus diversos sabores e Spins.

Esta é uma versão importante da mais recente e melhor série de kernel Linux 5.6, que é fornecida com suporte a WireGuard VPN embutido, entre vários outros novos recursos.

Os destaques do Fedora 32 incluem a maciça atualização do GNOME 3.36, que é o ambiente de desktop padrão da principal edição, Fedora Workstation.

O GNOME 3.36 já traz vários novos recursos e melhorias que você pode desfrutar no Fedora, e você pode ler tudo sobre eles aqui.

O Fedora Workstation também vem com um novo recurso chamado EarlyOOM. Este é um serviço do sistema e, por padrão, está ativado para melhorar a experiência do usuário em máquinas com pouca memória.

Obviamente, todas as outras edições do Fedora Linux são fornecidas com a versão mais recente de seus ambientes de desktop padrão. Isso inclui o Plasma 5.18 LTS, Xfce 4.14, MATE 1.24, Cinnamon 4.4.8, e outros.

Além disso, Matthew Miller, líder do Projeto Fedora. disse que:

“O Fedora Server traz o mais recente software de servidor de código aberto de ponta para os administradores de sistemas de maneira fácil de implantar. Para casos de uso de computação de borda, o Fedora IoT fornece uma base sólida para os ecossistemas de IoT.”

Também está disponível uma nova edição do Fedora Lab, chamada Fedora 32 Comp Neuro Lab. Esse sabor é desenvolvido pelo Grupo de Interesse Especial em Neurociência do Projeto Fedora para permitir a neurociência computacional.

A equipe em desenvolvimento também anunciou mudanças em relação aos spins que são alimentados pelo Fedora.

Sobre isso, o anuncio diz o seguinte:

“O Fedora Spins and Labs tem como alvo uma variedade de públicos e casos de uso, incluindo o Fedora Astronomy Lab, que traz uma cadeia completa de ferramentas de código aberto para astrônomos amadores e profissionais, e ambientes de desktop como KDE Plasma e Xfce. A novidade no Fedora 32 é o Comp Neuro Lab, desenvolvido pelo nosso Grupo de Interesse Especial da Neurociência para permitir a neurociência computacional.”

No que diz respeito ao ARM, esta versão aprimora o suporte a dispositivos equipados com Rockchip SoCs, incluindo Rock960, RockPro64 e Rock64.

Sob o capô, o Fedora Linux 32 é fornecido com muitas das mais recentes tecnologias GNU/Linux, incluindo GCC (GNU Compiler Collection) 10, Python 3.8 e Ruby 2.7.

Sim. O Fedora 32 também derruba o Python 2 e vai para Python 3.8, já que a versão antiga já chegou ao fim da vida útil.

A equipe do Fedora, no entanto, decidiu incluir um pacote legacy python27 apenas para desenvolvedores e usuários que ainda precisam desta versão antiga.

Ou seja, a maioria dos pacotes do Python 2 foi removida desta versão, mas um pacote herdado do python27 ainda está presente para os desenvolvedores.

Vale lembrar para os usuários do Fedora que a versão 32 também irá alimentar novos laptops fabricados pela Lenovo como parte de uma parceria entre as duas empresas. Os dispositivos executarão o Fedora 32 fora da caixa e serão vendidos nas próximas semanas.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Fedora 32

Se você já está executando fedora e quer atualizar para a versão mais recente que acabou de ser lançado, você pode fazê-lo com apenas alguns comandos, e instruções completas estão disponíveis na wiki Fedora.

Ou use esse tutorial:
Como atualizar o Fedora 31 para 32 sem complicações

A imagem ISO do Fedora 32 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 313

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.