Por meio de uma proposta o projeto Fedora informou que o Fedora 31 irá remover os pacotes que dependem do Python 2. Confira os detalhes dessa mudança.
- Como instalar o emulador de Super Nintendo Snes9x no Linux
- Como instalar o lançador de jogos Slippi Launcher no Linux via AppImage
- Como instalar o game engine Godot no Linux via Flatpak
O Python 3 foi lançado no final de 2008, com pouco mais de 8 anos depois do Python 2, e essa versão veio com intenções claras: corrigir as falhas de design que a linguagem trazia.
Agora existem as duas maiores versões do Python. O Python 3 não é retro compatível, e isso acaba trazendo algumas confusões e dúvidas para nós desenvolvedores.
Basicamente, essa ‘retro incompatibilidade’ significa que código escrito em Python 2 pode não funcionar no interpretador do Python 3.
Em se tratando de algumas outras linguagens de programação isso é icomum, porque normalmente, o que funciona em uma versão geralmente funciona também na próxima.
Infelizmente, esse não é o caso do Python.
E agora, o suporte ao Python 2 chegará formalmente ao fim da vida no primeiro dia de janeiro de 2020 e o Fedora 31 está se preparando para isso, trabalhando para eliminar pacotes (ou partes de pacotes) que dependem do Python 2.
Fedora 31 irá remover os pacotes que dependem do Python 2
O Fedora tem pressionado por uma migração de Python 2 para Python 3 por muitos ciclos (como a maioria das distribuições Linux tem), enquanto que com o Fedora 31, eles estão planejando uma “remoção em massa do pacote Python 2”, se necessário.
Eles planejam acompanhar de perto o estado dos pacotes, dependendo do Python 2, para descartar os pacotes ou permitir que os empacotadores abandonem facilmente as partes de programas do Python 2.
Embora tenha havido muitos anos para migrar para o Python 3, o Fedora tem mais de mil pacotes que ainda dependendo do Python 2.
Os interessados nos detalhes mais precisos dos planos do Python 2 para o Fedora 31 podem encontrar os detalhes detalhadamente por meio desta proposta de mudança.