Matthew Miller anunciou o lançamento do novo snapshot de desenvolvimento do seu sistema, o Fedora 31 Beta. Confira as novidades e baixe para testar.
O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.
O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.
A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Novidades do Fedora 31 Beta
Esse novo instantâneo de desenvolvimento inclui uma visualização do GNOME 3.34, várias atualizações de pacotes e compilações para várias arquiteturas.
Para esta versão beta, a mídia de instalação do i686 (x86) foi descartada. Esta versão beta também apresenta uma nova versão da Internet das Coisas (IoT).
A versão mais recente do ambiente de área de trabalho GNOME está cheia de aprimoramentos e melhorias de desempenho. A versão beta é fornecida com um pré-lançamento e a versão 3.34 completa estará disponível como uma atualização.
As edições do Fedora abordam casos de uso específicos que o Conselho Fedora identificou como significativos no crescimento de nossa base de usuários e comunidade. Temos estação de trabalho, servidor e CoreOS – e agora estamos adicionando o Fedora IoT.
Dentro das mudanças propostas nesta versão beta, podemos descobrir que o Firefox usa Wayland nativamente por padrão, é claro, se a sessão da área de trabalho permitir.
Enquanto os aplicativos Qt usarão o Wayland de maneira semelhante durante uma sessão do GNOME em Wayland.
Para pacotes RPM, o formato de compactação zstd será usado em vez de xz. O tempo de descompressão é muito mais rápido por um fator de três ou quatro para o pacote Firefox, por exemplo. Mas gerar um pacote é um pouco mais demorado.
As fontes RPM podem ter dependências geradas dinamicamente durante a compilação. De fato, mais e mais idiomas, como Rust ou Go, gerenciam dependências para compilar um projeto. Portanto, o empacotador não precisa mais desses projetos para copiar as dependências que o projeto já informou a si mesmo.
A versão final do Fedora 31 está, no momento, marcada para 22 ou 29 de outubro.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Fedora 31 Beta
A imagem ISO do Fedora 31 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Linux Foundation terá projeto para interoperabilidade de aviação por drone
- RHEL e CentOS 6 receberam uma atualização de segurança do kernel
- Vivaldi 2.8 lançado com suporte a sincronização de dados com o Android
- Microsoft comprou a Semmle e o GitHub se tornou um CVE Numbering Authority
- Proton 4.11-5 do Steam Play lançado com correções e otimizações