O Projeto Fedora anunciou a disponibilidade imediata do Fedora 30 Beta, que vem com grandes melhorias e novos recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
O Fedora (antigo Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora apoiado pela comunidade e de propriedade da Red Hat.
O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e tem como objetivo estar na vanguarda dessas tecnologias.
O Fedora tem uma reputação de se concentrar em inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando de perto com as comunidades Linux upstream.
O desktop padrão no Fedora é o ambiente de desktop GNOME e a interface padrão é o GNOME Shell. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo o KDE, o Xfce, o LXDE, o MATE e o Cinnamon, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora, chamadas de spins do Fedora.
Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes de desktop alternativos ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
Novidades do Fedora 30 Beta
Depois de estar em desenvolvimento nos últimos três meses, o Fedora 30 Beta chegou para dar à comunidade Fedora Linux um vislumbre dos novos recursos e mudanças implementados até agora, que estarão disponíveis na versão final no final deste ano.
Ele vem com o ambiente de desktop GNOME 3.32 mais recente, a série de kernel Linux 5.0 e melhorias de desempenho para o gerenciador de pacotes DNF.
Sobre isso, Ben Cotton, do projeto Fedora, disse o seguinte:
“Todos os metadados do repositório dnf para o Fedora 30 Beta são compactados com o formato zchunk, além de xz ou gzip. O zchunk é um novo formato de compactação projetado para permitir deltas altamente eficientes. Quando os metadados do Fedora são comprimidos usando zchunk, o dnf faz o download apenas das diferenças entre as cópias anteriores dos metadados e a versão atual.”
O Fedora 30 Beta também apresenta duas novas opções de ambiente de área de trabalho para aqueles que desejam personalizar sua experiência de desktop no Fedora.
Como tal, o Deepin Desktop Environment e o Pantheon Desktop juntam-se aos desktops KDE Plasma, GNOME, Xfce, LXDE, LXQt, Cinnamon, MATE e SoaS, existentes no lançamento do Fedora 30.
Sob o capô, o lançamento do Fedora 30 Beta traz inúmeras atualizações para os principais componentes, incluindo a Biblioteca GNU C, o shell Bash, Python, Perl, Golang e muitos outros.
Tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, que não deve ser instalada em máquinas de produção nem usada em nenhum trabalho de produção.
Se você não quiser usar o software beta ou não estiver interessado em dar feedback ao Projeto Fedora sobre o Fedora Linux, recomendamos aguardar o lançamento final do Fedora 30, que deve chegar às ruas no diam 7 de maio de 2019.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Fedora 30 Beta
Se você quiser levar o Fedora 30 Beta para um test drive, você pode baixar as imagens ISO para vários dos sabores disponíveis agora mesmo.
A imagem ISO do Fedora 30 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux