Fedora 27 lançado – Confira as novidades e onde baixar

E finalmente saiu a versão final da próxima geração do SO do Projeto Fedora, o Fedora 27. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, que é suportada pela comunidade e pela Red Hat.

Fedora 27 lançado - Confira as novidades e baixe
Fedora 27 lançado – Confira as novidades e baixe

Fedora contém diversos softwares distribuídos sob licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente desktop GNOME e a interface padrão é o GNOME Shell.

Contudo, outros ambientes de trabalho, incluindo o KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis. Isso porque o Projeto Fedora também distribui variações personalizadas de Fedora chamadas de Fedora spins.

Fedora spins são construídos com conjuntos específicos de pacotes de software, para oferecer ambientes de trabalho alternativos ou segmentação para interesses específicos, tais como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

A distribuição do Fedora está disponível em três edições: Workstation, Server e Atomic Host e pode ser executada em uma variedade de hardware, incluindo placas i686, x86_64 e ARM.

Novidades do Fedora 27

O Fedora 27 vem com o GNOME 3.26, que possui um novo painel de configurações e uma página de pesquisa mais abrangente.

Na nova versão, os painéis de configuração de Display e Rede foram atualizados, juntamente com a melhoria geral da aparência do painel Configurações. A procura do sistema agora mostra mais resultados ao mesmo tempo, incluindo as ações do sistema.

O GNOME 3.26 também possui suporte a cores emoji, compartilhamento de pastas em caixas e inúmeras melhorias na ferramenta IDE Builder.

O utilitário de máquinas virtuais Boxes agora oferece suporte a pastas compartilhadas e os documentos do LibreOffice podem ser assinados com chaves OpenPGP.

Tendo como base o Kernel 4.13, o Fedora 27 também traz uma série de ajustes de desempenho e usabilidade menores, como o suporte a UEFI de 32 bits e ao TRIM para discos de estado sólido (SSDs) criptografados, bem como a implementação do Pipewire, um novo projeto para gerenciamento de áudio e vídeo no Linux que.

Além disso, vários aplicativos foram atualizados para as versões mais recentes como a suíte de escritório LibreOffice 5.4 e o Mozilla Firefox 57 Quantum), além de atualização de componentes, dentre eles estão a Biblioteca GNU C (glibc) na versão 2.26, GCC (GNU Compiler Collection) 7.2, RPM 4.14, OpenJDK 9, Boost 1.64, Golang 1.9 e Perl 5.26.

Enquanto a edição Workstation da Fedora foi lançada, a edição do servidor do Fedora 27 não deverá ser lançada até janeiro de 2018. Podem ser encontradas edições adicionais do Fedora, na página de Spins do projeto.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Usa o Fedora 25 e não quer fazer uma instalação do zero ou gravar uma mídia? basta atualizar o Fedora 26 para 27 usando alguns comandos, como mostrado nesse tutorial.

Como atualizar o Fedora 26 para 27 sem complicações

Conheça melhor a distribuição Fedora

Para saber mais sobre a distribuição Fedora, clique nesse link.

Baixe e experimente o Fedora 27

A imagem ISO do Fedora 27 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.