Com base nas responsabilidades que o Secure Equipment Act lhe deu, a FCC decidiu proibir equipamentos da Huawei, ZTE e outras empresas chinesas.
A Comissão Federal de Comunicações (FCC), a agencia equivalente a Anatel brasileira, decidiu proibir os equipamentos da Huawei, ZTE e outras empresas chinesas.
FCC decidiu proibir equipamentos da Huawei, ZTE e outras empresas chinesas
A FCC diz que adotou “novas regras que proíbem equipamentos de comunicação considerados como representando um risco inaceitável para a segurança nacional de serem autorizados para importação ou venda nos EUA”.
Este é um novo golpe para a Huawei, já que a empresa já sofreu com a outra proibição emitida sobre ela.
Como muitos de vocês já sabem, os telefones recentes da Huawei são enviados sem suporte 5G devido a essa proibição, enquanto o Google Play Services também não é compatível com os dispositivos da empresa.
Isso tudo por causa de uma proibição anterior. Novamente, essa nova proibição representa um novo golpe para a Huawei, ZTE e várias outras empresas.
Se você verificar os nomes, verá uma lista completa de empresas cujos equipamentos de comunicação foram banidos. A lista inclui Huawei, ZTE, Hytera, Hangzhou Hinkvision e Dahua, além de suas subsidiárias e afiliadas.
A FCC também disse o seguinte:
“Esta é a última etapa da FCC para proteger as redes de comunicação de nosso país. Recentemente, a Comissão, o Congresso e o Poder Executivo tomaram várias medidas para construir uma cadeia de suprimentos mais segura e resiliente para equipamentos e serviços de comunicação nos EUA.”
Essa proibição basicamente garante que os equipamentos de comunicação das empresas listadas não possam ser admitidos no procedimento de Declaração de Conformidade do fornecedor, nem serem importados, ou mesmo promovidos sob regras que dispensam a autorização de equipamentos.
Como lembrete, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinou o “Secure Equipment Act” (a Lei de Equipamentos Seguros) em novembro do ano passado. Esse ato exige que a Comissão faça essas regras.
Também vale a pena notar que a Comissão também adotou um aviso adicional de regulamentação proposta, solicitando assim mais comentários sobre as regras e procedimentos que proíbem equipamentos “cobiçados”.
A Comissão basicamente quer alguma contribuição sobre uma possível ação sobre as autorizações existentes.
A presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, comentou sobre a decisão:
“A FCC está comprometida em proteger nossa segurança nacional, garantindo que equipamentos de comunicação não confiáveis não sejam autorizados para uso dentro de nossas fronteiras, e continuamos esse trabalho aqui. Essas novas regras são uma parte importante de nossas ações contínuas para proteger o povo americano de ameaças à segurança nacional envolvendo telecomunicações.”