E foi lançado o FBReader 2.1 com suporte a EPUBs com DRM, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
FBReader é um leitor de e-books baseado em Qt com opções de personalização, uma biblioteca de e-books e integração com fontes online para baixar e-books gratuitos. O FB no nome é para FictionBook1, o formato de e-book .fb2 preferido pelo autor do aplicativo.
O FBReader era um software de código aberto até 2015, após o qual fez a transição para freeware para Windows, macOS e Linux (código fechado, mas gratuito) e freemium para Android e iOS (versão gratuita limitada, versão paga disponível).
Versões mais antigas e de código aberto do FBReader ainda existem, mas diz-se que a série 2.x oferece formatação de texto e análise de EPUB aprimoradas, mais opções (como sincronização opcional na nuvem para favoritos, posição de página, etc.), catálogos online (OPDS), e um design mais moderno.
O FBReader não é rival do Calibre em termos de recursos, mas ainda assim oferece um conjunto de recursos competente, suporta os formatos de e-books mais comuns (mas não quadrinhos ou PDF) e a interface de usuário limpa facilita o gerenciamento de e-books – mais como uma versão Qt do Foliate, em algumas formas.
A capacidade de adicionar qualquer link OPDS é útil, pois permite expandir a gama de fontes para baixar e-books (gratuitos e pagos), e a sincronização opcional na nuvem é útil para manter a posição de leitura, marcadores, etc. sincronizados em todas as plataformas que você usa isso.
Então, se alguma dessas coisas o agrada, não deixe de pegar uma cópia!
Agora, o FBReader 2.1 foi lançado para Windows, macOS e Linux.
Novidades do FBReader 2.1
Sim. O FBReader 2.1 foi lançado e a equipe por trás do aplicativo de leitura de e-books chamando-o de “uma grande atualização para plataformas de desktop”.
A atração principal do FBReader 2.1 é a adição do Readium LCP, permitindo que este leitor de e-book abra arquivos EPUB protegidos por DRM comprados em lojas online e importados para o aplicativo.
Embora o DRM não seja popular, ele existe. E de todas as implementações de DRM disponíveis, o Readium LCP é, pelo menos, em sua maioria, de código aberto, que respeita a privacidade e é neutro em relação ao fornecedor.
Outras mudanças no FBReader 2.1:
- Opção para salvar senhas de rede no aplicativo
- Capacidade de editar o texto do marcador existente
- Solicitação de aceitação para permitir a coleta de uso de dados
- Atualizado para Qt 6.7.2
- Traduções para esloveno
Além do conjunto usual de correções de bugs (o bug do Linux em que a janela do livro ficava preta quando aberta pela primeira vez foi resolvido), ajustes de interface do usuário e outros aprimoramentos de desempenho.
Para saber mais sobre essa versão do FBReader, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o FBReader
O FBReader é um software gratuito e de código fechado. Você pode baixar a versão mais recente do site oficial para Windows, macOS3 e Linux.
Versões mais antigas do FBReader estão disponíveis na Canonical Snap Store, mas nenhuma nova atualização está vinculada a ela. Em vez disso, AppImage é agora o método de distribuição oficial do FBReader no Linux.
Esses, junto com as compilações do Windows e macOS, podem ser obtidos no site oficial.
Para instalar a versão mais recente do FBReader nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o leitor de ebook FBReader no Linux
Para instalar a versão mais recente do FBReader no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar o leitor de ebook FBReader no Ubuntu, Debian e derivados