Fastfetch, o substituto perfeito para o Neofetch

Conheça o Fastfetch, o substituto perfeito para o Neofetch, a ferramenta de informação do sistema que foi descontinuada.

Quando o desenvolvimento da ferramenta de informações do sistema Neofetch foi descontinuado no início deste ano, uma série de forks, alternativas e projetos iniciantes surgiram para preencher o vazio.

No entanto, a alternativa ao Neofetch que ganhou mais força é o Fastfetch.

Fastfetch, o substituto perfeito para o Neofetch

Fastfetch, o substituto perfeito para o Neofetch

O Fastfetch é semelhante ao Neofetch no sentido de que ele “imprime” informações sobre seu sistema operacional, ambiente de desktop, tecnologias subjacentes pertinentes e especificações de hardware do sistema selecionadas em uma janela de terminal.

Mas o Fastfetch é muito mais capaz do que o Neofetch: é mais rápido, tem mais recursos, suporta Wayland (o Neofetch tecnicamente não suportava) e é mantido ativamente.

De fato, o Fastfetch se autointitula como “uma ferramenta semelhante ao Neofetch para buscar informações do sistema e exibi-las de forma bonita. Ele é escrito principalmente em C, com desempenho e personalização em mente.”

exemplos de fastfetch no ubuntu
Muito espaço para criar configurações legais
Uma comunidade crescente cresceu em torno da ferramenta desde 2023, muitos atraídos por seu potencial de personalização (e sim, estou enfatizando a proeza de personalização do Fastfetch porque é um dos aspectos mais atraentes dele).

Embora o Fastfetch seja muito informativo pronto para uso, acho que a quantidade de detalhes que ele me mostra é um pouco demais. Tenho que rolar ou redimensionar meu terminal para ver tudo – não é bom para capturas de tela!

Então, adoro que esta ferramenta seja muito fácil de controlar, ajustar e refinar. É possível escolher quais estatísticas são mostradas, em que ordem, como eles formatam seus dados, as cores, ícones e sintaxe que usam e assim por diante.

O Fastfetch mostra muitas informações, mas você pode editá-las
Se isso parece um esforço, não se preocupe – outra pessoa fez o trabalho duro para você, já que o Fastfetch inclui mais de 20 predefinições e exemplos que você pode visualizar, incluindo um clone 1:1 do Neofetch.

Depois de encontrar uma configuração que goste, torne-a padrão gerando um arquivo de configuração local (fastfetch --gen-config), copie o conteúdo do arquivo .jsonc desejado para essa configuração local e clique em salvar. Depois é só você executar o fastfetch novamente.

Mas talvez haja coisas que você gostaria de adicionar?

Talvez você gostaria de ver informações da bateria ou mostrar o status de reprodução atual na sua impressão? Você também pode fazer isso graças a uma infinidade de módulos suportados. Torne as coisas menos prolixas ou muito mais elaboradas – a decisão é sua!

Os ícones não são renderizados no Fastfetch? Basta baixar o zip da fonte Nerdfonts symbols-only, extrair, instalar a fonte, atualizar o cache de fontes e pronto! O terminal retorna para uma fonte unicode suportada para símbolos ausentes (somente; texto não afetado).

Como instalar o Fastfetch no Ubuntu

Fastfetch é um software gratuito de código aberto disponível no GitHub e licenciado sob a licença MIT. É um projeto distinto por si só, não uma continuação ou bifurcação do Neofetch, mas um substituto de primeira classe para ele.

O Fastfetch é empacotado nos repositórios do Ubuntu 24.10, o que significa que você não precisa se preocupar com formatos de empacotamento extracurriculares para experimentá-lo. Um simples sudo apt install fastfetch o busca, fast3.

No entanto, o Ubuntu 24.10 vem com 2.15.x, que está muito atrás da versão mais recente 2.23 (e as versões recentes incluem uma série de grandes melhorias).

Então, Ubuntu 22.04, 24.04 e 24.10 você pode usar um Fastfetch PPA não oficial (mas oficialmente aprovado) para obter o mais recente, ou baixar o instalador DEB da página de lançamentos do Github do projeto e instalá-lo manualmente.

Sair da versão mobile