Conheça o Fairphone 5, um smartphone reparável com 8 anos de atualizações de software. Confira os detalhes e especificações dele.
Fairphone é uma empresa holandesa de smartphones que faz as coisas de maneira um pouco diferente da maioria.
Quando a empresa foi lançada, há uma década, a ênfase estava principalmente no uso de materiais de origem ética, mas desde então a Fairphone adicionou um foco na sustentabilidade.
Os telefones recentes têm designs modulares e reparáveis, e a Fairphone vende peças sobressalentes para componentes que provavelmente precisarão ser substituídos ao longo do tempo.
A empresa também tem um histórico de fornecimento de atualizações de software por mais tempo do que qualquer outro fabricante de telefones. Combinados, esses dois recursos podem evitar que você sinta a necessidade de atualizar seu smartphone a cada poucos anos.
E o novo Fairphone 5 da empresa leva as coisas para o próximo nível, com uma garantia de 5 anos e atualizações de software prometidas até pelo menos 2031.
Fairphone 5, um smartphone reparável com 8 anos de atualizações
O fairphone 5 está em pré-encomenda na Europa por 699 euros e espera-se que comece a ser enviado aos clientes em meados de setembro.
Para ser claro, embora a Fairphone prometa oito anos de suporte, a empresa não promete que você receberá oito atualizações importantes do Android durante esse período.
Mas o telefone, que será fornecido com Android 13 no lançamento, deve receber pelo menos cinco atualizações importantes de sistema operacional, o que significa que quando chegar ao fim de sua vida útil, ele estará executando o Android 18.
Como esperado, a Fairphone é capaz de cumprir essa promessa porque a empresa optou por usar um processador incomum para o Fairphone 5.
Em vez de selecionar um dos chips Snapdragon da Qualcomm projetados para smartphones, a Fairphone escolheu um processador Qualcomm QCM6490, que é um chip normalmente usado para aplicações industriais e embarcadas, porque a Qualcomm oferece suporte de longo prazo para esses chips.
O chip ainda deve ser uma boa atualização em relação ao processador Snapdragon 750G usado no smartphone Fairphone 4 da geração anterior, oferecendo o tipo de desempenho que você esperaria de um processador de smartphone de gama média superior graças a:
- 1 x núcleos de CPU de desempenho Kryo Gold Plus a 2,7 GHz
- 3 núcleos de CPU de desempenho Kryo Gold a 2,4 GHz
- 4 núcleos de CPU Kryo de baixo consumo de energia a 1,9 GHz
- Gráficos Adreno 642L a 812 MHz
- Adreno 633 VPU
- Motor Qualcomm AI de 6ª geração
As outras especificações do telefone incluem:
- Tela : OLED de 6,46 polegadas, 2700 x 1242 pixels, 90 Hz com brilho máximo de 880 nits e Corning Gorilla Glass
- Processador : Qualcomm SQCM6490
- RAM : 8 GB
- Armazenamento : 256 GB + cartão microSD (até 2 TB)
- Áudio : Alto-falantes estéreo
- Câmeras traseiras :
- Primária Sony IMX800 de 50 MP com estabilização ótica de imagem
- Ultra grande angular Sony IMX858 de 50 MP
- Sensor de tempo de voo
- Captura de vídeo 4K a 30 fps, 1080p a 60 fps
- Vídeo em câmera lenta a 120 fps ou 240 fps
- Câmera frontal
- 50 MP Samsung ISOCELL JN1
- Bateria : 4.200 mAh/3,87 V (removível)
- Portas : USB 3.0 Type-C, leitor de cartão microSD
- Carregamento : 30 W (50% do carregador em 30 minutos)
- Sem fio : WiFi 6E, Bluetooth 5.2 LE, NFC, dual-SIM 5G (eSIM + nano SIM)
- Durabilidade : resistência à água e poeira IP55, testado MIL-STD-810H
- Dimensões : 162 x 75,5 x 10,5 mm
Ao todo, o hardware parece uma boa atualização em relação ao Fairphone 4 para quem está procurando um novo telefone projetado para durar.
Mas, ao contrário de alguns modelos Fairphone mais antigos, o novo telefone não possui um conector de áudio de 3,5 mm, então você precisará de dispositivos de áudio Bluetooth ou de um adaptador USB-C para 3,5 mm para fones de ouvido do usuário.
Mas as principais coisas que diferenciam o Fairphone 5 da maioria dos outros telefones no mercado ainda são o foco da empresa na sustentabilidade e nos materiais de origem ética.
Fairphone diz que nenhuma parte do smartphone está colada, por isso deve ser fácil para os usuários abrirem e repararem. E a empresa venderá peças de reposição, incluindo display, bateria, câmeras, portas USB, alto-falantes, tampas, fone de ouvido e unidade PCB superior.
O Fairphone 5 também é fabricado com “70% de foco justo ou materiais reciclados”, como parte dos esforços da empresa para pagar salários justos aos trabalhadores da cadeia de abastecimento e reduzir o uso de materiais provenientes de zonas de conflito, entre outras coisas.
Infelizmente, como todos os telefones da empresa até agora, o Fairphone 5 só é vendido oficialmente na Europa no lançamento.
Mas há esperança para quem deseja adquirir um em outros mercados: Murena recentemente começou a vender uma versão do Fairphone 4 para clientes nos Estados Unidos.
O único problema é que, em vez da versão do Android do Fairphone, o Murena Fairphone 4 vem com um fork do Android removido do Google chamado /e/OS.
Não se sabe se ou quando um Murena Fairphone 5 estará disponível para clientes fora da Europa.