Os vazamentos mais recentes sugerem que o Fairphone 5 será um telefone modular, reparável e rápido, com design atualizado.
O próximo smartphone da Fairphone está a caminho, quase dois anos após o lançamento do Fairphone 4 da empresa na Europa.
Embora a Fairphone ainda não tenha dito nada oficialmente sobre seu próximo telefone, detalhes sobre o próximo Fairphone 5 começaram a vazar nas últimas semanas.
Fairphone 5 será um telefone modular, reparável e rápido
Em junho, o Android Authority publicou uma série de fotos mostrando o design do telefone. Em seguida, uma lista do GeekBench para um “Fairphone FP5” fornece algumas pistas sobre as especificações do telefone em julho.
Agora o WinFuture publicou ainda mais fotos e detalhes.
A listagem do GeekBench descreveu um telefone com 8 GB de RAM, software Android 13 e um processador ARMv8 com:
- 1 x núcleos de CPU a 2,71 GHz
- 3 x núcleos de CPU a 2,4 GHz
- 4 x núcleos de CPU a 1,96 GHz
Embora tenha havido alguma especulação de que este poderia ser um processador Qualcomm Snapdragon 782G, WinFuture explica que na verdade é um chip Qualcomm QCM6490, projetado para dispositivos industriais e incorporados, em vez de smartphones.
Por que a Fairphone colocaria um chip que não é feito para telefones em, um telefone?
Porque um dos principais pontos de venda dos produtos da empresa é o suporte de longo prazo: a Fairphone tem um histórico de lançamento de atualizações de software para telefones mais antigos por vários anos a mais do que seus chipsets são oficialmente suportados pelo fabricante.
Mas isso requer muito trabalho por parte da Fairphone.
Mas esses chips industriais? Eles são suportados por períodos de tempo mais longos, o que deve tornar mais fácil para a Fairphone prometer pelo menos 7 anos de suporte para o Fairphone 5.
De acordo com o WinFuture, os usuários provavelmente podem esperar um desempenho quase igual ao do processador Qualcomm Snapdragon 778G, ao mesmo tempo que obtêm suporte de longo prazo.
E esse chip deve trazer um bom aumento de desempenho em comparação com o chip Snapdragon 750G usado no Fairphone 4.
WinFuture também nos diz que o telefone terá:
- Tela OLED de 6,46 polegadas, 2770 x 1224 pixels com taxa de atualização de 90 Hz
- 8 GB de RAM
- Armazenamento de 256 GB
- 2 câmeras traseiras de 50 MP
- Bateria de 4.200mAh
- Wi-Fi 6E
- Bluetooth 5.2
- Resistência à água IP55
Talvez a coisa mais importante sobre o novo telefone seja que parece que ele terá um design modular e reparável semelhante ao do Fairphone 4, com uma tampa traseira removível e peças substituíveis pelo usuário, incluindo bateria, alto-falante, porta USB e parte frontal e módulos de câmera traseira.
Espera-se que o telefone esteja disponível em três opções de cores: azul celeste, cinza ou transparente. E de acordo com o WinFuture, a Fairphone lançará oficialmente seu próximo telefone em 31 de agosto.
E, como o Fairphone 4, o Fairphone 5 parece ter um leitor de cartão microSD, mas nenhum fone de ouvido de 3,5 mm.
A Fairphone normalmente vende peças de reposição por meio de seu site e promete pelo menos cinco anos de suporte de software para seus telefones, e às vezes até sete.
Até recentemente, os telefones da empresa eram vendidos apenas na Europa. Mas os fabricantes do sistema operacional /e/OS começaram recentemente a vender uma versão do telefone que chamam de Murena Fairphone nos Estados Unidos.
Ele vem com a versão desGoogled do Android da empresa, em vez da versão do Android da Fairphone, e tem suporte limitado para redes celulares dos EUA (é recomendado que você o use com a T-Mobile).
Mas levanta a possibilidade de que o Fairphone 5 não seja um dispositivo exclusivo para a Europa.
Você pode encontrar mais fotos vazadas do Fairphone 5 em Android Authority e WinFuture.