Quatro anos após o lançamento oficial, finalmente a série de smartphones Fairphone 3 está recebendo o Android 13.
Um número crescente de fabricantes de telefones está prometendo oferecer suporte de longo prazo para seus dispositivos, com três a cinco anos de sistema operacional e/ou atualizações de segurança. Mas uma pequena empresa holandesa está indo além há algum tempo.
O Fairphone 2 é um smartphone lançado em 2015 e recebeu sua atualização final (oficial) apenas no mês passado, o que significa que teve suporte por cerca de sete anos. O próximo telefone da empresa foi o Fairphone 3.
Agora, a Fairphone está lançando o Android 13 beta para ambos os telefones. Todos os usuários devem receber a atualização até o final de junho de 2023.
Fairphone 3 está recebendo o Android 13
Sim. O Fairphone 3 está recebendo o Android 13, quatro anos após o seu lançamento oficial. Isso significa que a atualização trará todos os novos recursos do Android 12 e Android 13 para os telefones, incluindo recursos aprimorados de segurança, privacidade, desempenho e gerenciamento de energia e atualizações da interface do usuário.
A Fairphone diz que continuará oferecendo atualizações para a série Fairphone 3 até pelo menos agosto de 2024. Mas a empresa espera continuar oferecendo suporte por pelo menos alguns anos depois disso, até 2026.
Ao contrário da maioria dos fabricantes de telefones, a Fairphone é uma empresa de “empresa social”, o que significa que suas decisões de negócios não são totalmente orientadas pelo lucro.
Quando a organização começou a fabricar telefones, sua ênfase estava no uso de materiais de origem ética de regiões livres de conflitos e de fornecedores que pagavam a seus funcionários um salário justo, entre outras coisas.
Mas o primeiro smartphone da Fairphone não teve muito suporte ou foi muito bem recebido, então a empresa mudou parte de seu foco para enfatizar o suporte e a sustentabilidade de longo prazo, fabricando telefones com designs modulares e reparáveis, entre outras coisas.
Ainda assim, o Fairphone não tem o mesmo nível de recursos que os fabricantes de telefones maiores, como Apple ou Samsung, o que pode explicar por que a empresa criou o hábito de lançar todas as outras versões do Android, em vez de lançar cada nova versão anualmente.
Dito isso, os telefones da empresa não são bloqueados de forma a impedir a instalação de sistemas operacionais alternativos.
Portanto, se você deseja atualizações mais rápidas ou deseja continuar executando o software mais recente mesmo depois que o Fairphone encerrar o suporte para um modelo, poderá instalar um sistema operacional alternativo como o /e/OS baseado em Android ou o Ubuntu Touch.
O telefone mais recente da empresa é o Fairphone 4, que foi lançado em 2021 e deve ter suporte pelo menos até o final de 2025. Infelizmente para o pessoal da América do Norte, como todos os modelos Fairphone lançados até o momento, o Fairphone 4 é vendido apenas na Europa.