Sete anos após o seu lançamento, o smartphone Fairphone 2 recebeu sua última atualização, cumprindo a promessa de sua fabricante.
Um número crescente de fabricantes de smartphones está prometendo fornecer grandes atualizações de sistema operacional e atualizações de segurança por pelo menos três a cinco anos.
Mas uma pequena empresa holandesa chamada Fairphone ganhou a reputação de ultrapassar esse limite.
Agora, a empresa lançou sua atualização final do sistema operacional para o Fairphone 2, um smartphone que foi lançado há mais de sete anos em 2015.
Fairphone 2 recebeu sua última atualização
A atualização final não é tão empolgante à primeira vista. Fairphone OS e Fairphone Open 23.02.0-rel.0 incluem os patches de segurança do Google de janeiro e fevereiro de 2023.
O Fairphone Open também traz uma versão atualizada do Chromium WebView (o mecanismo do navegador que permite que aplicativos que não sejam navegadores exibam conteúdo da web).
Os sistemas operacionais ainda são baseados no Android 10, que já tem alguns anos. Mas isso não é nada ruim, considerando que o Fairphone 2 foi originalmente lançado com o Android 5.
O compromisso da Fairphone com atualizações de software e segurança de longo prazo é acompanhado pela abordagem geral da empresa ao hardware: os smartphones Fairphone 2, 3 e 4 apresentam designs modulares que os tornam mais fáceis de consertar do que a maioria dos smartphones do mercado.
Se você precisar substituir uma bateria, tela, alto-falante ou outro componente, provavelmente poderá comprar uma peça de reposição da Fairphone.
Mas há desafios em suportar dispositivos antigos indefinidamente. O Fairphone 2 possui um processador Qualcomm Snapdragon 801, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno.
Essas especificações não são apenas nada impressionantes para os padrões de 2023, mas a Qualcomm e o Google não oferecem mais suporte ao Android para esse chipset, o que dificulta a portabilidade de versões mais recentes do sistema operacional para o Fairphone 2.
O número de pessoas que usam ativamente um Fairphone 2 também provavelmente diminuiu ao longo dos anos. Assim, a empresa anunciou em janeiro que lançaria uma última atualização de software para os telefones em março, e agora está aqui.
Embora os proprietários existentes do Fairphone 2 possam continuar usando seus telefones indefinidamente, a Fairphone recomenda “evitar o uso de aplicativos que acessam dados confidenciais após maio de 2023” porque quaisquer vulnerabilidades de segurança descobertas nos próximos meses e anos não serão corrigidas.
Portanto, você pode não querer usar o telefone para coisas como serviços bancários móveis (e, eventualmente, aplicativos bancários móveis Fairphone e alguns outros softwares podem parar de funcionar no telefone).
Qualquer pessoa que ainda tenha um Fairphone 2 pode tentar instalar um sistema operacional de terceiros (como LineageOS ou /e/OS) ou aproveitar o Programa de Reutilização e Reciclagem da Fairphone.
A empresa oferecerá um voucher de 50 euros para a loja Fairphone se você registrar seu dispositivo no programa até o final de março de 2023.