De olho nos custos crescentes de DRAM e nos benefícios do Open Source, o Facebook lançou o CacheLib como um software de código aberto.
CacheLib é baseado em C++ e é um mecanismo de cache em processo conectável. O CacheLib está sendo usado agora por mais de 70 sistemas de grande escala no Facebook, de seu gráfico social ao CDN.
O desenvolvimento do CacheLib foi motivado em parte pelo aumento dos preços da memória do sistema.
Dito isso, o Facebook anunciou formalmente o CacheLib na semana passada como seu novo mecanismo de cache de código aberto projetado para serviços de escala da web e para fazer um cache de memória não volátil eficaz para compensar os custos crescentes de DRAM.
Facebook lançou o CacheLib como um software de código aberto
É isso mesmo, o Facebook lançou o CacheLib como um software de código aberto.
O anúncio do Facebook diz que:
“À medida que os caches de memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) tradicionais se tornam mais caros e exigem mais potência para escalar, empresas como o Facebook estão explorando opções de hardware, como unidades de memória não volátil (NVM) para aumentar seus sistemas de cache. Este modelo híbrido DRAM e NVM é um passo à frente, mas designs de cache inovadores são necessários para aproveitar todo o potencial do cache híbrido.”
“Hoje, estamos anunciando o lançamento do CacheLib , um mecanismo de cache em processo conectável para construir e escalar serviços de alto desempenho de forma colaborativa. A biblioteca C++ do CacheLib permite que os desenvolvedores criem e personalizem caches escalonáveis e simultâneos por meio de sua API simples. Também estamos abrindo o CacheBench , uma ferramenta de benchmarking para avaliar o desempenho do cache em diversas cargas de trabalho de produção.”
Aqueles que desejam aprender mais sobre esse mecanismo de cache de código aberto podem ler o anúncio do Facebook Engineering. Há também um site de projeto em Cachelib.org e o código licenciado Apache 2.0 está hospedado no GitHub.