Segundo a Samsung, o chip Exynos 2400 terá grandes ganhos de desempenho e contará com uma GPU integrada Xclipse 940 AMD RDNA 3.
A Samsung afirma que seu próximo processador móvel Exynos 2400 trará um aumento de 1,7X no desempenho da CPU em comparação com o processador Exynos 2200 do ano passado, ao mesmo tempo que oferece até 14,7 vezes o desempenho de IA.
O chip também contará com uma GPU integrada Xclipse 940 baseada na arquitetura AMD RDNA 3.
Exynos 2400 terá grandes ganhos de desempenho, diz a Samsung
Sim. Exynos 2400 terá grandes ganhos de desempenho, diz a Samsung. Isso é tudo o que a Samsung está dizendo oficialmente sobre o próximo chip por enquanto, mas a empresa exibiu recentemente uma demonstração tecnológica para um grupo de parceiros e clientes, mostrando “a capacidade de rastreamento de raios substancialmente aprimorada do processador”.
Mas é interessante notar que a Samsung não disse mais nada sobre o desempenho gráfico.
Embora a arquitetura RDNA da AMD tenha dado aos processadores de laptop da AMD uma vantagem sobre os da Intel quando se trata de desempenho gráfico integrado, os chips móveis da Samsung ficaram atrás dos processadores mais recentes da rival Qualcomm em termos de CPU e desempenho gráfico, e não parece que isso mudará com o Exynos 2400.
Também soubemos no início deste ano que a Samsung e a AMD ampliaram sua parceria, o que significa que poderemos ver gráficos AMD nos chips Samsung Exynos nos próximos anos.
Circularam rumores na semana passada de que a Samsung estava considerando abandonar o acordo para desenvolver suas próprias tecnologias gráficas, mas outros vazamentos indicam que é mais provável que, se a Samsung desenvolver uma GPU personalizada, ela continuará a ser baseada na arquitetura gráfica da AMD.
Provavelmente não veremos os resultados até que o Exynos 2400 chegue às ruas.