Arne Exton lançou o EXTON OpSuS Rpi, um openSUSE Tumbleweed com Xfce Desktop. Conheça mais um pouco sobre o sistema e descubra onde baixar a distro.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
O desenvolvedor do GNU/Linux, Arne Exton, fez uma nova distribuição para os pequenos computadores single board Raspberry Pi, desta vez baseados no popular sistema operacional openSUSE Tumbleweed e no leve ambiente desktop Xfce.
Conheça o EXTON OpSuS Rpi, uma variante da antiga distribuição EXTON OpSuS Tumbleweed da Arne Exton otimizada para dispositivos Raspberry Pi.
Ele é uma “remasterização” da imagem ISO oficial do OpenSuSE Tumbleweed para Raspberry Pi 3 Model B+, usando o ambiente desktop Xfce por padrão e todos os pacotes necessários para o uso diário.
No anúncio, Arne Exton disse o seguinte:
“Eu fiz isso principalmente porque é divertido. Minha versão [EXTON OpSuS Rpi] tem uma grande vantagem, já que você pode desfrutar de som. Bom, se você gosta do YouTube, por exemplo. Eu também adicionei alguns pacotes necessários e evitei instalações de todos os pacotes do KDE.”
Sim. Quando perguntado por que ele criou uma outra distribuição Linux, o desenvolvedor disse que ele fez isso principalmente por diversão, e recomenda EXTON OpSuS Rpi para usuários avançados e entusiastas do Linux apenas porque eles podem precisar executar vários comandos em um emulador de terminal de tempos em tempos para permitir coisas no sistema ou otimizar várias partes.
Isso nos leva ao desempenho da distribuição EXTON OpSuS Rpi no pequeno computador Raspberry Pi 3 Model B+, que não parece ser tão rápido quanto o desenvolvedor gostaria, mesmo que o desktop leve e fácil de usar do Xfce O ambiente esteja sendo usado como interface gráfica padrão e o sistema sendo alimentado pela mais recente série de kernel do Linux 4.19.
Por exemplo, ao assistir a um vídeo no YouTube no navegador da Web Mozilla Firefox, você terá que ter paciência para carregar o vídeo.
Criando uma partição SWAP pode acelerar as coisas, disse o desenvolvedor, que também descobriu que a execução do sistema como root o desempenho geral é muito melhor.
No entanto, sendo baseado no openSUSE Tumbleweed, o EXTON OpSuS Rpi usa sua base de pacote e o modelo de release, assim você poderá experimentar um gerenciador de janelas mais leve em vez do Xfce, como Awesome, i3 ou Bspwm.
Baixe e experimente o EXTON OpSuS Rpi, um openSUSE Tumbleweed com Xfce Desktop
A imagem ISO do EXTON OpSuS Rpi já pode ser baixada acessando a site do desenvolvedor.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Conheça GPD Win 2, um incrível console de jogos com Linux
- Lenovo pagará U$$ 7.3 milhões por instalar adware em notebooks
- Ubuntu Touch OTA-6 virá com melhorias no navegador e mais
- EXTON OpSuS Rpi, um openSUSE Tumbleweed com Xfce Desktop
- Como instalar o Curlew Multi-Converter no Ubuntu e derivados
- Janela sempre no topo: Como definir um atalho para essa função