eXtern OS – uma distribuição Linux baseada em NodeJS

Conheça eXtern OS, uma distribuição Linux baseada em NodeJS e descubra onde baixar essa distribuição incrível e diferente.

O eXternOS é um sistema operacional Linux livre, novo e interessante, baseado no Nodejs, desenvolvido por um estudante de engenharia da computação e ciência da computação que se chama Anesu Chiodze.

eXtern OS – uma distribuição Linux baseada em NodeJS

Conheça melhor o eXtern OS

O eXternOS é um sistema operacional para a futura computação de desktop, projetado e construído para redefinir as interações entre você e seu conteúdo em um computador. O projeto ainda está na fase inicial, mas parece bastante promissor.

É um sistema operacional totalmente diferente do que normalmente temos em nossos computadores; redefine sua interação com seu conteúdo em um computador, fornecendo uma interface de usuário moderna e distinta e uma experiência de usuário muito diferente, em comparação com as distribuições de desktop Linux estabelecidas há muito tempo e outros sistemas operacionais.

Ele é alimentado pelo NW.js., que oferece suporte total às APIs do Node.js. e a maioria, senão todos os módulos de terceiros, oferecendo possibilidades ilimitadas de desenvolvimento de aplicativos, sem procurar em outros lugares.

Ele traz uma nova dimensão à criação de aplicativos nativos com modernas tecnologias da web, como HTML5, CSS3, WebGL e muito mais.

Além disso, ele é fornecido com um software altamente aprimorado e dedicado para reprodução de vídeo e áudio, e um navegador totalmente compatível com as mais recentes tecnologias da web.

A seguir, são apresentados os requisitos mínimos para o uso do eXternOS:

  • Intel Celeron de 64 bits, 1,2 GHz ou superior.
  • 4 GB de RAM.
  • VGA é capaz de resolução de tela de 1366 × 768.
  • Conectividade com a Internet (apenas para a versão beta 2).

No momento da escrita deste artigo, ele está no estágio beta e você tem duas opções para executar se estiver usando um USB ou DVD. A vantagem de um USB é que você pode salvar as alterações nas reinicializações ativando o modelo de persistência.

Agora você também tem a capacidade de instalar o eXtern OS ao lado do seu sistema operacional atual.

Para experimentar o eXternOS, pegue a imagem ISO da versão beta 2 na página de download e grave-a em um DVD ou crie um pendrive inicializável usando criadores do LiveUSB, como Etcher ou Unetbootin.

Depois de criar uma mídia inicializável, coloque-a na unidade apropriada e depois inicialize-a. Você verá o menu de inicialização mostrado na captura de tela a seguir. Deixe a opção padrão, que é inicializar o sistema ativo.

Após inicializar o eXternOS, uma mensagem será exibida sobre as informações da versão, clique em “Let’s Go” para começar.

Em seguida, você precisa conectar o sistema à Internet, possivelmente via Wi-fi. Depois clique em “Next”.

Depois, escolha uma nova fonte dentre as fontes disponíveis na lista (neste exemplo, escolhemos o TechCrunch para notícias sobre tecnologia) e clique em Adicionar.

Neste ponto, você configurou o sistema para uso básico. Clique em “Finish” para começar a testá-lo completamente.

Baixe e experimente o eXtern OS

A imagem ISO do eXtern OS já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile