Segundo o desenvolvedor do KDE Xaver Hugl, o explicit sync resolverá os problemas da NVIDIA no Wayland. Finalmente!
explicit sync, ou sincronização explícita, permite que produtores e consumidores de buffers gráficos sinalizem quando terminarem de usar um buffer.
A sincronização explícita é implementada no espaço do kernel. Os benefícios da sincronização explícita incluem: Menor variação de comportamento entre dispositivos. Melhor suporte à depuração.
Agora, se você já se perguntou por que alguns usuários do Linux estão enfrentando problemas com uma GPU NVIDIA no Wayland e você não, o desenvolvedor do KDE Xaver Hugl explica em uma postagem recente por que o protocolo de sincronização explícito finalmente acertará as contas para todos.
Explicit sync resolverá os problemas da NVIDIA no Wayland
Sim. O explicit sync resolverá os problemas da NVIDIA no Wayland. Você deve ter ouvido falar sobre a explicit sync (abreviação de sincronização explícita) sendo incorporada recentemente aos protocolos Wayland.
Mas o que é isso? Bem, é um novo protocolo baseado em objetos de sincronização DRM onde os aplicativos informam explicitamente ao driver gráfico, kernel ou compositor do espaço do usuário quando a renderização é concluída.
Até agora, quando os aplicativos renderizavam coisas, elas não eram renderizadas imediatamente.
Este método é chamado de “sincronização implícita” e envolve aplicativos que gravam uma lista de comandos com os drivers OpenGL ou Vulkan para execução da placa gráfica, o que pode levar aos problemas que alguns de vocês estão enfrentando com NVIDIA e Wayland.
Xaver Hugl disse que:
“Este modelo torna mais fácil para os desenvolvedores de aplicativos escreverem aplicativos que funcionem corretamente, mas também pode causar problemas. O mais relevante deles para Wayland é que o aplicativo não tem conhecimento de quais tarefas está sincronizando, e pode acontecer que você sincronize acidentalmente e sem saber com comandos de GPU que não têm qualquer relevância para sua tarefa.”
Com a sincronização explícita implementada, essas sincronizações “acidentais” não acontecerão mais.
Além disso, Xaver Hugl diz que aumentará o desempenho, reduzindo o trabalho que os drivers têm que fazer, porque os aplicativos apenas os informarão diretamente, em vez de ter que descobrir as dependências das tarefas a partir de uma lista de comandos.
Xaver Hugl explica que:
“Tem havido muitas discussões na Internet entre pessoas que enfrentam problemas constantemente e outras que não veem nenhum, e agora você deve saber por que isso não parece afetar a todos. Isso significa que muitos fatores – como os aplicativos que você usa, a CPU e GPU que você possui, a versão do driver, o kernel, o compositor e assim por diante – decidem se você realmente vê o problema ou não.”
Então, resumindo, o protocolo de sincronização explícita é algo que os usuários da GPU NVIDIA devem procurar este ano, pois está sendo implementado nos compositores Wayland, no driver proprietário da NVIDIA e no Xwayland para finalmente deixar todos felizes e encorajar a adoção do Wayland entre os usuários da NVIDIA.