E foi lançado o Exim 4.95 com um monte de melhorias. Confira as novidades desse servidor de e-mail e veja como instalar no Linux.
Exim é um dos softwares de servidor de e-mail mais usados, desenvolvido na Universidade de Cambridge. É um software livre sob os termos da Licença Pública Geral GNU, o que significa que o Exim é um agente de transferência de correio de código aberto (MTA).
Ele está entre os melhores agentes de transferência de correio no que diz respeito às suas capacidades de personalização e configuração.
Exim é executado principalmente em Linux ou Unix e é o MTA padrão no Debian, embora Ubuntu e Red Hat Enterprise Linux usem Postfix por padrão.
Um fato interessante a se notar é que Exim é atualmente o MTA mais popular do mundo. De acordo com uma pesquisa recente, quase 60% dos servidores de e-mail visíveis na Internet usam o Exim, seguido pelo Postfix com 35%.
E, recentemente, o projeto lançou o Exim 4.95.
Novidades do Exim 4.95
A versão mais recente do popular agente de transferência de correio, Exim 4.95, vem com suporte de retomada de TLS incluído nas compilações padrão.
O suporte a SRS nativo, anteriormente experimental, agora é suportado. Em suma, SRS (Sender Rewriting Scheme) faz exatamente o que seu nome diz – é um esquema para reescrever o remetente do envelope de um e-mail a fim de reenviá-lo.
Talvez o novo recurso mais importante introduzido no Exim 4.95 seja a retomada da sessão TLS, que agora é suportada e incluída nas compilações padrão.
Como o nome sugere, a retomada da sessão TLS fornece um mecanismo para retomar ou compartilhar os mesmos dados de chave secreta negociados entre várias conexões.
Ele fornece dois benefícios importantes:
- Elimina uma viagem de ida e volta extra de aperto de mão para visitantes recorrentes, o que resulta em melhoria de velocidade.
- Reduz o custo computacional do handshake, permitindo a reutilização de parâmetros de sessão negociados anteriormente.
A outra grande mudança nesta atualização diz respeito à inicialização mais rápida do TLS.
Quando várias opções de configuração não contêm elementos expansíveis, as informações podem ser pré-carregadas e armazenadas em cache, em vez do comportamento anterior de sempre carregar no momento da inicialização para cada conexão. Isso ajuda especialmente para o pacote CA.
No Exim 4.95, o número máximo padrão de destinatários de um único e-mail foi alterado de “ilimitado” (ou seja: o máximo que a CPU e a memória permitirem, até que algo quebre) para 50.000.
Claro, você pode aumentar ou diminuir isso como achar melhor, mas os desenvolvedores do Exim alertam fortemente contra o uso de zero/ilimitado.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Exim 4.95 adiciona uma opção para ignorar o cache em uma pesquisa e suporte para pesquisas LMDB de chave única.
Além disso, o suporte para execução de fila de duas fases de rampa rápida, anteriormente experimental, agora é suportado por padrão.
Observe que pode haver algumas incompatibilidades se você atualizar de uma versão mais antiga para a versão mais recente.
Os nomes de vários drivers, como autenticadores, roteadores, transportes, etc, sempre foram limitados a 64 caracteres, mas antes do Exim 4.95 os nomes eram silenciosamente truncados, convidando a problemas.
Agora, o limite de comprimento deve ser aplicado. Se isso afeta você, renomeie para usar nomes mais curtos.
Para saber mais sobre essa versão do Exim, acesse a changelog completo.
Como instalar ou atualizar o Exim
Exim está disponível nos repositórios padrão, então, para instalar a versão mais recente do Exim nas principais distribuições Linux, basta usá-los.