Por causa de um um bug, executar o kernel 5.19.2 em um laptop Intel pode danificar a tela, segundo um engenheiro da Intel.
Sim. Um bug na inicialização do Linux pode causar um problema de cintilação na tela, o que um engenheiro da Intel diz que pode danificar o painel LCD.
Executar o kernel 5.19.2 em um laptop Intel pode danificar a tela
Uma versão recente do kernel do Linux pode criar um efeito de oscilação desagradável em laptops com tecnologia Intel – a ponto de o problema poder danificar a tela.
O problema envolve um bug na versão 5.19.2 do kernel Linux. Na segunda-feira, um engenheiro de software da Intel chamado Ville Syrjälä observou que o software contém “atrasos de sequenciamento de energia do painel potencialmente falsos, que podem danificar o painel LCD”.
“Recomendo a reversão imediata dessas coisas e uma nova versão estável o mais rápido possível. Além disso, uma recomendação de que ninguém usando laptops com GPUs Intel execute 5.19.12”, escreveu Syrjälä na lista de discussão do kernel Linux.
A boa notícia é que a equipe do Linux lançou rapidamente a versão 5.19.3, que parece resolver o problema. Os usuários também podem fazer o downgrade de sua versão Linux para 5.19.11 para evitar a oscilação.
O bug na versão 5.19.2 aparentemente pode fazer com que a tela de um laptop Intel fique preta e depois pisque com uma tela totalmente branca.
Outro engenheiro da Intel chamado Tapani Pälli postou um vídeo do bug em ação, que ele descreveu como semelhante aos efeitos de luz de uma “festa rave dos anos 90”.
“Este problema ocorre em um laptop Lenovo ICL (i7-1065G7) executando o Fedora 35 (Workstation Edition), kernel 5.19.12-100.fc35.”, Pälli escreveu, acrescentando:
“Não posso alterar o VT (terminal virtual) ou fazer qualquer coisa caso contrário, já que a tela está apenas piscando.”
O problema também afetou os usuários do laptop Framework com tecnologia Intel, que pode ser instalado com o Linux. Um usuário disse que encontrou o bug há seis dias.