E depois de 4 anos sem atualizações, finalmente foi lançado o Exaile 4. Confira as novidades desse importante update do programa.
Exaile é um music player baseado em GTK que foi (sem dúvida) o mais popular durante há algum tempo atrás, em 2009-2012, também conhecida como a era de aplicativos como CoverGloobus, Docky, eMeSeNe, Songbird etc.
Mas o player (como outros ótimos aplicativos de seu tempo) logo desapareceu do alcance dos ouvidos, à medida que a cena do music player se solidificava em aplicativos como Banshee e Clementine e serviços de streaming de música como Spotify, Pandora e Deezer.
Não se lembra do Exaile music player? Se você não tem um bom motivo, já que o aplicativo não é atualizado há anos – ou assim eu pensava.
Acontece que esse leitor de biblioteca de música esquecido há muito tempo voltou à vida com o lançamento do Exaile 4.0.0.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Novidades do Exaile 4
O Exaile 4.0.0 é a primeira atualização deste music player baseado em GTK+ em quatro longos anos e vê o aplicativo finalmente portado para o GTK3.
Entre vários outros benefícios da modernidade, esse conjunto de ferramentas significa que o Exaile pode se sair bem com temas de ‘modo escuro’, telas HiDPI e distribuições modernas do Linux.
O mecanismo de reprodução do Exaile também foi reescrito para oferecer suporte à reprodução sem intervalos, fade in / out e crossfading, adicionar suporte a arquivos .aac e aif e lidar com bibliotecas de música com até 50.000 faixas de tamanho.
A equipe do lançamento afirma que:
“Visualmente, usuários antigos reconhecerão o Exaile 4.0.0 como a mais recente iteração do Exaile, pois parecerá muito semelhante às versões anteriores. No entanto, internamente o 4.0.0 é uma mudança significativa em relação ao 3.4.5.”
“A maior mudança no Exaile 4 é que ele usa o GTK+ 3 e o GStreamer 1. Recomenda-se fortemente a atualização dos usuários existentes porque o GStreamer 0.10, usado em versões anteriores, não é mantido e pode conter problemas de segurança.”
Novos atalhos de teclado também foram adicionados; pressionar a barra de espaço agora funcionará como ação de pausa/reprodução; e há um modo aleatório aleatório para fãs de reprodução não determinada com base em playlist.
Outras mudanças no Exaile 4.0.0 incluem:
- Agrupar álbum de artistas no painel “Coleção;”
- Editar tags de faixa na exibição da lista de reprodução;
- Suporte para MPRIS 2.2;
- Plugins aprimorados;
- Um ponto a ser observado: se você estiver usando o Exaile 3.4.5 no momento, pode ser necessário verificar novamente sua biblioteca após a atualização.
Para saber mais sobre essa versão do Exaile, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Exaile 4
Interessado em experimentar o Exaile 4.0.0? O código-fonte está disponível para download no site da Exaile (embora certifique-se de satisfazer os requisitos de dependência antes da construção).
Infelizmente, o aplicativo não está disponível por meio de um PPA, ou via Snap, Flatpak e AppImage – algo que, espero, mude em breve, para que mais pessoas tenham a chance de experimentar esse player.
O que está sendo falado no blog
- Raspbian 2019-09-26 lançado com melhorias no suporte ao Raspberry Pi 4 e mais
- Exaile 4 Lançado – Seu Primeiro Lançamento em 4 Anos
- Wine 4.17, D9VK 0.22 e DXVK 1.4.1 lançados com novidades para jogos
- Ubuntu Cinnamon Remix lançará uma versão completa no início de 2020
- Google começará com o bloqueio automático no Chrome de processos que consomem muitos recursos