O estande da Dell na CES 2020 hospedou os mais recentes laptops da empresa, incluindo modelos com Windows e o recém anunciado XPS Developer Edition com Ubuntu pré-instalado.
Anunciada no início deste mês, a nova versão de 10ª geração do Dell XPS Developer Edition apresenta um design mais fino, painéis de tela menores e internos muito mais rápidos.
Mais, ele ainda tem um scanner de impressão digital que, segundo a Dell, funcionará no Ubuntu 18.04 LTS (que vem pré-instalado).
Mas, embora muitos de nós saibam que a Dell fabrica e vende uma variedade de laptops Ubuntu (não apenas o XPS Developer Edition, embora esse seja o foco aqui), a empresa não costuma “exibi-los” nas convenções de tecnologia convencionais.
Este ano isso mudou.
Estande da Dell na CES 2020 hospedou os mais recentes laptops da empresa
O estande da Dell no Consumer Electronics Show 2020 hospedou os mais recentes laptops da empresa, incluindo o recém-renovado Dell XPS 13.
O novo Dell XPS 13 Developer Edition executando o Ubuntu se destacou no estande da Dell na CES 2020.
O que era único foi que, juntamente com vários modelos executando o Windows 10, estava a Developer Edition executando o Ubuntu 18.04 LTS – como mostra as imagens de Valentina Palladino do Ars Technica:
Muito impressionante, certo?
Não havia muita tecnologia Linux “visível” na CES deste ano (que é o evento que a Canonical escolheu para lançar o Ubuntu TV em 2012).
Muitos usos invisíveis, como a tecnologia automotiva movida a Linux, mas poucos ou nenhum “consumidor” – tornando a decisão da Dell de dar ao seu laptop Ubuntu um ponto de destaque ainda mais encorajador.
Se você ainda não conhece, o Automotive Grade Linux é a estrutura de construção do projeto Linux Foundation e a infraestrutura de código-fonte relacionada relacionada aos casos de uso automotivos.
Conheça o Automotive Grade Linux um projeto da Linux Foundation
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE