Estados Unidos ameaçou o Brasil caso adote os equipamentos 5G da Huawei

De acordo com a Reuters, os Estados Unidos ameaçou o Brasil caso adote os equipamentos 5G da Huawei, em mais um movimento para frear a expansão dela no mundo.

A Huawei é um dos maiores fornecedores de equipamentos de rede 5G do mundo, e seus esforços para implantar a tecnologia G fora da China enfrentaram fortes ventos contrários, e a maior parte, veio do governo dos Estados Unidos.

O país, depois de impedir a TSMC de fornecer os Kirin SoCs, agora está atrás de seu equipamento 5G no Brasil. Um diplomata dos EUA no Brasil disse que o governo brasileiro pode enfrentar consequências se implantar o equipamento da Huawei em suas redes 5G.

Estados Unidos ameaça o Brasil caso adote os equipamentos 5G da Huawei

Estados Unidos ameaçou o Brasil caso adote os equipamentos 5G da Huawei

A Huawei está realmente enfrentando a reação de países ocidentais como o Reino Unido devido à intromissão dos EUA entre citar roubo de dados e razões de segurança. Ultimamente, a empresa está enfrentando proibições à esquerda, à direita e ao centro.

Conforme relatado pela Reuters, o embaixador dos EUA, Todd Chapman, foi citado dizendo ao O Globo que a Huawei não enfrentaria nenhuma retaliação como tal. Mas o Brasil pode enfrentar certas consequências se não recuar na construção da infraestrutura 5G usando os componentes da Huawei.

Os EUA já haviam dito que a China falha em proteger a propriedade intelectual e é conhecido por revidar as pessoas que desistem de seus investimentos.

Além disso, Todd acrescentou que todos os países são responsáveis ​​por suas ações. Ele ressaltou que o governo dos EUA sob Trump criou os EUA Intl. Development Finance Corp com um fundo de US$ 60 bilhões para ajudá-los.

Com esse financiamento, os EUA não apenas reduziriam a influência da China em todo o mundo, mas também ajudariam as empresas a configurar a infraestrutura de fornecedores confiáveis.

Atualmente, a Huawei tem muitos rivais na tecnologia 5G, que inclui Samsung, Nokia e Ericsson.

Embora o governo dos EUA esteja pedindo aos países que parem de usar a tecnologia da Huawei citando seus vínculos com o governo chinês, a Huawei os nega constantemente, dizendo que não espiona ninguém, incluindo o governo chinês.

Se levarmos em conta que no Brasil, Jair Bolsonaro, o atual presidente, adotou a posição oposta da China com os EUA, apesar de ser um aliado.

Isso já resultou em grande parte da infraestrutura 5G que hospeda os equipamentos da Huawei. A empresa havia alertado anteriormente que levaria anos para o Brasil substituir e implantar a rede 5G se eles cumprissem os EUA e proibissem seus equipamentos.

Dito isto, o Brasil poderia receber recursos dos EUA por meio da Intl Finance Corp. No entanto, a viabilidade disso e o prazo para espalhar toda a infraestrutura ainda permanece um mistério.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile