E foi lançado o Escuelas Linux 8 para comemorar os 25 anos da distro. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
A distribuição Escuelas Linux é um sistema muito leve. O uso do Moksha como interface gráfica torna o consumo de recursos extremamente baixo e possibilita a instalação em praticamente qualquer computador com requisitos de 512 MB de RAM e 45 GB de disco rígido.
Vale ressaltar que, além do formato padrão, o Escuelas Linux suporta aplicativos nos formatos Snap, Flatpak e AppImage.
Agora, os desenvolvedores do Escuelas Linux anunciaram a disponibilidade geral da distribuição Escuelas Linux 8.0 em comemoração aos 25 anos de promoção do Software Livre e de Código Aberto (FOSS) em ambientes educacionais.
Novidades do Escuelas Linux 8
O Escuelas Linux 8.0 é apelidado como a edição do 25º aniversário da distribuição GNU/Linux derivada do Debian/Ubuntu/Bodhi Linux e está disponível em duas edições.
A edição de 64 bits é baseada na próxima distribuição Bodhi Linux 7.0, que por sua vez é derivada da bem testada série de sistemas operacionais com suporte a longo prazo Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish).
Por outro lado, a edição de 32 bits é baseada no Bodhi Linux 6.0 e sua base Debian GNU/Linux 11 Bullseye.
Incluído nesta versão especial, você encontrará o kernel Linux 6.0.12 (criado por System76) no ISO de 64 bits, o kernel Linux 4.19 com suporte de longo prazo no ISO de 32 bits, bem como o instalador Calamares em ambos Edições Escuelas Linux de 64 bits e 32 bits.
O sistema usa o mais recente ambiente de desktop Moksha 0.4.0 do Bodhi Linux, que é derivado do leve e moderno ambiente de desktop Enlightenment, e inclui aplicativos internos para facilitar o gerenciamento de computadores em ambientes de sala de aula.
Você também encontrará muitos softwares educacionais, como o mais recente pacote educacional GCompris 3.1, bem como o assistente de matemática Wxmaxima 22.11.1, o criador de conteúdo interativo eXe Learning 2.7 e muitos dos aplicativos educacionais criados pelo KDE Education Project.
Claro, aplicativos FOSS populares, como as suítes de escritório LibreOffice e OnlyOffice, editores de imagem GIMP e Krita, editores de vídeo Kdenlive e OpenShot e muito mais.
Além disso, o Escuelas Linux Developer Pack foi atualizado para incluir os mais recentes ambientes de desenvolvimento Android Studio, Apache Netbeans e Eclipse IDE.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Escuelas Linux 8
Observe que, devido à grande complexidade das várias dependências e configurações de pacotes, não há atualmente nenhum caminho de atualização da série Escuelas Linux 7.0 para a versão 8.0, então você terá que fazer um backup de seus arquivos mais importantes e instalar o novo lançamento do Escuelas Linux do zero.
A imagem ISO do Escuelas Linux 8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Devido ao enorme tamanho do ISO, você terá que baixar os arquivos .z01 e .zip e extrair apenas o arquivo .zip usando um gerenciador de arquivos que suporte arquivos ZIP divididos, como o PeaZip.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux