Escuelas Linux 7.2 lançado com suporte para Kernel 5.14, e mais

E foi lançado o Escuelas Linux 7.2 com Kernel 5.14 e aplicativos atualizados, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

A distribuição Escuelas Linux é um sistema muito leve. O uso do Moksha como interface gráfica torna o consumo de recursos extremamente baixo e possibilita a instalação em praticamente qualquer computador com requisitos de 512 MB de RAM e 45 GB de disco rígido.

Vale ressaltar que, além do formato padrão, o Escuelas Linux suporta aplicativos nos formatos Snap, Flatpak e AppImage.

Agora, os desenvolvedores da distribuição Escuelas Linux fizeram o lançamento do Escuelas Linux 7.2, uma nova versão principal que apresenta aplicativos novos e atualizados, bem como outras melhorias.

Novidades do Escuelas Linux 7.2

Escuelas Linux 7.2 lançado com suporte para Kernel 5.14, e mais
Escuelas Linux 7.2 lançado com suporte para Kernel 5.14, e mais

O Escuelas Linux 7.2 chega dois meses depois do Escuelas Linux 7.1 com internos e aplicativos atualizados.

Essa atualização é baseada no lançamento pontual do Ubuntu 20.04.3 LTS (Focal Fossa) e derivado do Bodhi Linux 6.0, usando o ambiente de área de trabalho gráfico Moksha 0.3.4 mais recente.

Sendo baseado no Ubuntu 20.04.3 LTS, esta versão vem com a série de kernel Linux 5.11 por padrão, mas também permite que os usuários instalem o melhor e mais recente kernel Linux 5.14 usando o script offline fornecido na instalação padrão.

Os aplicativos atualizados incluem os pacotes de escritório LibreOffice 7.2.2 e ONLYOFFICE 6.4.2, navegadores Mozilla Firefox 93, Chromium 94 e Google Chrome 95, software Mixxx 2.3.1 DJ, editor de vídeo Kdenlive 21.08.2, Scratch Desktop 3.26 IDE, Blender 2.93.5 3D graphics suite, editor de imagens GIMP 2.10.28, aplicativo de pintura digital Krita 4.4.8 e conjunto de matemática GeoGebra 5.0.668.

Também estão incluídos a ferramenta de monitoramento de computador e gerenciamento de sala de aula Veyon 4.6, assistente de pesquisa pessoal Zotero 5.0.96.3, plataforma de reuniões on-line Zoom 5.8.0.16, criador USB inicializável Balena Etcher 1.6.0, editor de PDF Xournal++ 11.0, bem como Wine 6.20 para execução Aplicativos e jogos do Windows.

O Escuelas Linux Developer Pack também foi atualizado para a versão 7.2, que inclui os ambientes de desenvolvimento Android Studio Arctic Fox 2020.3.1 e Eclipse IDE 2021-09, configurados e prontos para serem usados ​​fora da caixa.

Além dessas atualizações, o novo lançamento do Escuelas Linux também corrige alguns bugs, como uma permissão incorreta definida no software Zotero que não permitia que os usuários atualizassem o aplicativo, a versão não funcional do Veyon do Escuelas Linux 7.1, também como tempos de instalação mais longos em computadores com largura de banda de Internet de baixa velocidade.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Escuelas Linux 7.2

Como de costume, esta versão está disponível em inglês e espanhol. Se você deseja instalar o Escuelas Linux em computadores de 32 bits, pode fazer o download da versão Escuelas Linux 6.15.

A imagem ISO do Escuelas Linux 7.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.