Ao falar na X.Org Developers Conference virtual, Alyssa Rosenzweig confirmou que a escrita de driver de código aberto para GPU M1 da Apple continua.
A Apple recentemente passou a usar seus próprios processadores baseados em ARM, o que dá aos computadores Mac, dando-lhes uma vantagem incontestável sobre os atuais chips baseados em Intel.
Mas a mudança também atinge outros sistemas operacionais que, tradicionalmente, são capazes de rodar no hardware da Apple. E isso inclui o Linux.
No lado do software, há (já) esforços frutíferos para portar o Windows 10, Docker e outro software de virtualização para rodar em chips Apple M1 (e alguns códigos x86 são executados mais rápido via emulação no processador M1 da Apple do que nativamente em chips Intel).
Trazer suporte ao Linux para os chips M1 da Apple não será uma tarefa fácil da noite para o dia, mas já está sendo feito.
E, agora, Alyssa Rosenzweig falou na X.Org Developers Conference sobre o trabalho em andamento para trazer suporte gráfico e display Linux para o processador gráfico Apple M1.
Escrita de driver de código aberto para GPU M1 da Apple continua
Embora tenha havido muito progresso neste ano com o Linux no Apple M1 SoC, a exibição/gráficos está particularmente envolvida e provavelmente provará ser o aspecto mais desafiador de sua engenharia reversa à escrita de driver.
Desde o início deste ano, existe o driver AGX Gallium3D no Mesa como o início do driver OpenGL para a GPU Apple M1. Enquanto isso, o driver de kernel AGX DRM/KMS para o M1 permanece um trabalho em andamento e no Linux 5.15 ainda não foi instalado.
A sessão XDC2021 da Alyssa de hoje cobriu o hardware M1, os desafios de engenharia reversa envolvidos e o esforço contínuo de escrita de software para tornar a GPU M1 utilizável.
O lado da tela está fazendo um grande progresso e o driver do driver AGX Gallium3D também está ficando em boa forma. Obviamente, um piloto Vulkan também se tornará importante para a M1 no futuro, como outro grande desafio no futuro.
Veja este conjunto de slides e a apresentação de Alyssa incorporada abaixo se estiver interessado no trabalho gráfico de código aberto do Apple M1 em andamento.