Lançado novo cliente para Linux da ferramenta de colaboração em equipe HipChat

O programa de mensagens instantâneas focado em equipes e ferramenta de colaboração HipChat, está novamente disponível para usuários do Linux. Só que diferente da versão anterior, dessa vez ele não exige mais a presença do Adobe Air para funcionar.

screenshot_linux_beta

O aplicativo é feito feito pela empresa de desenvolvimento de software Atlassian, ele permite que equipes com vários membros espalhados por todo escritório, cidade ou pelo mundo, possam se comunicar, planejar, compartilhar e realizar reuniões juntos. Entre as principais características do HipChat se destacam:

  • Salas de chat persistentes
  • 1-to-1 Messaging
  • Histórico completo de bate-papo
  • Acesso para visitantes
  • Compartilhamento de arquivos

Como essa versão ainda é um beta, nem todo recurso útil do programa está disponível. Por exemplo, a versão web e os clientes para Windows e Mac OS X permitem criar salas, convidar outros usuários, compartilhar um link de hóspedes e etc a partir da janela principal. Não é assim no presente beta.  A boa notícia é que as notificações do Ubuntu são suportadas.

O HipChat está disponível para uso gratuito para as equipes com 5 membros ou menos, com planos pagos a partir de US $ 2 por usuário por mês para aqueles que necessitam mais de 5. Para instalá-lo, siga as instruções na página de instalação do HipChat para Linux. Na página é possível encontrar pacotes específicos para Ubuntu, Kubuntu, Mint, Debian, Fedora, Red Hat Enterprise Linux, CentOS,Oracle Linux e OpenSUSE. Há também um pacote para Arch Linux e outras distros de 32 e 64 bits.

E para ver um pouco o programa funcionando, assista o vídeo abaixo:

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.