Conheça o ePiPod, um reprodutor de música semelhante ao iPod com Raspberry Pi e tela E Ink. Confira os detalhes desse dispositivo.
Os smartphones podem ser o dispositivo portátil para fazer tudo que cabe no seu bolso. Mas às vezes você quer deixar para trás todas as distrações de um smartphone e usar um dispositivo que faz bem apenas algumas coisas.
Algumas pessoas estão recorrendo a “dumbphones” para comunicação, enquanto outras estão usando dispositivos Android portáteis com telas menos perturbadoras para uma leitura sem distrações.
O ePiPod, por sua vez, é uma versão moderna de um reprodutor de música portátil semelhante ao iPod com Raspberry Pi e tela E Ink. É um gadget de bolso para tocar música e nada mais.
ePiPod, um reprodutor de música semelhante ao iPod com Raspberry Pi e tela E Ink
Sim. O ePiPod é um reprodutor de música semelhante ao iPod com Raspberry Pi e tela E Ink. O desenvolvedor “drhatch” construiu o ePiPod usando um Raspberry Pi Zero 2 W como cérebro e uma pequena tela E Ink como display.
Embora o ePiPod não esteja disponível para compra, você pode encontrar tudo o que precisa para construir o seu próprio na página do projeto no HackADay.
O projeto é amplamente baseado em outro reprodutor de música portátil DIY, o PiPod.
As principais diferenças são que o modelo original usava Raspberry Pi Zero e display LCD de 2,2 polegadas e 320 x 240 pixels, enquanto o novo modelo possui Raspberry Pi Zero 2 W com mais poder de processamento e capacidade sem fio, e uma tela E Ink de 2,13 polegadas, de 250 x 122 pixels que troca cores e uma taxa de atualização rápida para menor consumo de energia e visibilidade da luz solar.
Assim como o PiPod original, a nova versão do E Ink possui uma placa de circuito impresso customizada com um DAC (conversor digital para analógico) de 24 bits e um conector de áudio de 3,5 mm, uma porta USB para carregamento e um cartão microSD para armazenamento.
Existem cinco botões na placa para navegar pelos menus e reproduzir música, botões de controle de volume na lateral e tudo executa um sistema operacional simplificado com o VLC cuidando das tarefas de reprodução de música.
De acordo com drhatch, foi muito fácil trocar o display com poucas modificações porque ele usa a mesma interface SPI do original.
Mas o dhatch fez algumas modificações de software e hardware para melhor suportar o display eletrônico de papel e prolongar a vida útil da bateria.
Por exemplo, o sistema operacional do ePiPod é baseado no Raspberry Pi Bookworm Lite e o do Raspberry Pi Zero 2 W foi configurado para que a CPU agora funcione a 150 MHz em vez do padrão de 1 GHz.
Enquanto o PiPod original era capaz de funcionar por cerca de 2 horas com carga com uma bateria de 1200 mAh, o ePiPod tem até 5 horas de duração da bateria.