Epiphany suportará extensões quando o GNOME 43 for lançado

Considerado um navegador peso pena no consumo de recursos, em breve o Epiphany suportará extensões quando o GNOME 43 for lançado.

Atualmente, os navegadores podem funcionar muito bem, mas nem todos gerenciam os recursos muito bem. Na verdade, hoje eles são devoradores de recursos, uns mais e outros menos.

Entre os menos consumidores temos o Epiphany, navegador web do Projeto GNOME, e em breve será uma alternativa melhor pois suportará o uso de extensões.

Epiphany suportará extensões quando o GNOME 43 for lançado

Epiphany suportará extensões quando o GNOME 43 for lançado
Epiphany suportará extensões quando o GNOME 43 for lançado

As vezes que tentei a Epiphany, tive sentimentos bons e ruins. É um navegador limitado em comparação com o Firefox ou qualquer navegador baseado em Chromium, mas funcionou melhor em todos os cenários, então usei-o como meu navegador principal por um tempo em um netbook de 10.

Daqui a alguns meses, o navegador suportará extensões, para que você possa instalar, por exemplo, um gerenciador de senhas.

Você pode experimentar este novo recurso agora, mas precisa instalar uma versão prévia do Epiphany 43. Como isso virá como parte do desktop em setembro, o GNOME 43.

De acordo com o desenvolvedor:

“Epiphany 43.alpha suporta a estrutura básica descrito […]. Estamos modelando nosso comportamento após a API ManifestV2 do Firefox incluir suporte com extensões do Chrome sempre que possível. O ManifestV3 está planejado para ser suportado junto com o V2 ​​no futuro.”

Portanto, será compatível com extensões do Chrome, mas através do Firefox. Portanto, a loja a ser visitada para instalar extensões no GNOME Web será a loja Firefox.

Será necessário ativar o suporte para extensões a partir do terminal e depois instalá-las baixando e adicionando os arquivos .xpi manualmente. Um pouco tedioso para o meu gosto, e nada foi mencionado sobre essa mudança no futuro, mas não está descartado.

Tudo isso está em Alpha, que por definição deve ser usado apenas pelo desenvolvedor e um grupo seleto próximo a ele, e também que haverá mais bugs do que haverá quando as versões beta e estável chegarem.

O último chegará a partir de setembro, junto com o GNOME 43, e nessa época teremos uma alternativa real aos navegadores mais usados, ou pelo menos em computadores com poucos recursos.

Como experimentar o Epiphany 43.alpha

Para testar o Epiphany 43.alpha, abra um terminal e digite:
flatpak remote-add --if-not-exists gnome-nightly https://nightly.gnome.org/gnome-nightly.flatpakrepo
flatpak install gnome-nightly org.gnome.Epiphany.Devel
flatpak run --command=gsettings org.gnome.Epiphany.Devel set org.gnome.Epiphany.web:/org/gnome/epiphany/web/ enable-webextensions true

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.